Ministro de Minas e Energia – Ministério de Minas e Energia (MME)
O Ministro Bento Albuquerque foi Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, ocasião em que esteve à frente do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear da Marinha (PNM), os principais Programas Estratégicos da Marinha.
Iniciou a carreira militar em 1973. Como Oficial Submarinista: comandou os Submarinos “Tamoio” e “Tonelero”; a Base de Submarinos “Almirante Castro e Silva”; e, também, a Força de Submarinos. Exerceu, ainda, os Cargos de Chefe de Gabinete do Estado-Maior da Armada, Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra. O Ministro Bento Albuquerque realizou os Cursos de Pós-Graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília; MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas; e MBA em Gestão Internacional pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de vários Cursos Militares da Escola de Guerra Naval e do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, tornando-se Doutorem Ciências Navais.
No Congresso Nacional, atuou como Assessor Parlamentar do Gabinete do então Ministro da Marinha e como Assessor-Chefe Parlamentar do Comandante da Marinha.
A experiência internacional do Ministro Bento Albuquerque inclui o Cargo de Diretor-Geral da Junta Interamericana de Defesa (JID), Entidade vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington DC, EUA; e o posto de Observador Militar da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Guerra da Bósnia – primeiro, na Cidade de Sarajevo e, posteriormente, em Dubrovnik, na Croácia.
Exerceu os Cargos de Presidente do Conselho de Administração da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP). Atualmente, ocupa a Presidência do Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e é Membro do Conselho de Administração da ITAIPU BINACIONAL.
No transcorrer do ano de 2019, o Ministro Bento Albuquerque foi laureado com o Prêmio “Personalidade do Ano”, pela Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis – BRASILCOM; e com o Prêmio “100 Mais Influentes da Energia 2019”, na Categoria “Personalidades Públicas”, pela Revista Full Energy, do Grupo Mídia.
Rafael Mariano Grossi
Diretor Geral – Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA)
O Sr. Grossi é um diplomata com mais de 35 anos de experiência no campo da não-proliferação e do desarmamento. Em 2013, ele foi nomeado Embaixador da Argentina na Áustria e Representante da Argentina junto à AIEA e outras Organizações Internacionais sediadas em Viena.
Em 2019, o Sr. Grossi atuou como Presidente Designado da Conferência de Revisão de 2020 das Partes do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP), e de 2014 a 2016 atuou como presidente do Grupo de Fornecedores Nucleares, onde foi o primeiro presidente a cumprir dois mandatos sucessivos. Em 2015, ele presidiu a Conferência Diplomática da Convenção sobre Segurança Nuclear, garantindo a aprovação unânime da Declaração de Viena sobre Segurança Nuclear – um marco nos esforços internacionais após o acidente nuclear de Fukushima Daiichi em 2011.
De 2010 a 2013, ele atuou como Diretor Geral Adjunto para Políticas e Chefe de Gabinete na AIEA. Anteriormente, ele ocupou vários cargos seniores no Serviço Exterior Argentino, inclusive como Diretor Geral de Assuntos Políticos de 2007 a 2009.
Grossi foi Chefe de Gabinete na Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW) em Haia, de 2002 a 2007. Antes disso, ele ocupou vários cargos no Ministério das Relações Exteriores da Argentina após sua adesão em 1985, incluindo Chefe da Embaixada na Bélgica e Luxemburgo de 1998 a 2002, e representante argentino na OTAN de 1998 a 2001 e representante suplente argentino na Conferência sobre Desarmamento em Genebra. O Embaixador Grossi liderou vários Grupos de Peritos Governamentais da ONU sobre Armas Convencionais.
Desde 2017, o Embaixador Grossi tem sido um Campeão Internacional de Gênero, promovendo o equilíbrio de gênero no campo nuclear.
Celso Cunha
Presidente – Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN)
Celso Cunha é Engenheiro Eletricista com Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação. Ele fez exames de qualificação na Facultés Universitaires Notre-Dame de La Paix-Namur, Bélgica, em 1995. Ele possui MBA em Administração de Empresas, Análise de Sistemas de Informação e Eficiência Energética.
Atualmente é Presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares – ABDAN; membro do Fórum das Associações do Setor Elétrico, dos Conselhos de Energia e do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Rio, membro do Fórum de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados do Estado do Rio, e também é membro do Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética do Brasil (EPE).
Mikhail Chudakov
Vice-Diretor Geral e Chefe do Departamento de Energia Nuclear da AIEA – International Atomic Energy Agency (IAEA)
Mikhail Chudakov é o Vice-Diretor Geral e Chefe do Departamento de Energia Nuclear da AIEA desde Fevereiro de 2015.
Até sua nomeação na agência, o Senhor Chudakov trabalhou como Diretor no Moscow Centre of the World Association of Nuclear Operators (WANO) desde Fevereiro de 2007. Anterior a isso, desde 19995, ele ocupou uma série de cargos de liderança na unidade nuclear da Rosenergoatom na Rússia, tendo sido nomeado Vice-Diretor Geral da Rosenergoatom e Diretor da usina nuclear Bilibino em Abril de 1999.
De 1993 a 1995, o Sr. Chudakov ocupou o cargo de conselheiro na WANO em Moscou e em Londres. Entre 1983 e 1993, ele ocupou uma série de funções na usina nuclear Kalinin, incluindo o cargo de Operador Sênior de Reator.
O Sr. Chudakov possui também um Ph.D em Engenharia Nuclear.
Leonam dos Santos Guimarães
Presidente – Eletronuclear
Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela USP e Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de Paris XI.
Diretor-Presidente da Eletrobrás Eletronuclear desde outubro de 2017, e Representante do Ministro de Minas e Energia (MME) no Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNB).
Membro do Grupo Permanente de Assessoria em Energia Nuclear desde abril de 2010 e do Grupo de Especialistas em Responsabilidade Civil por Danos Nucleares desde março de 2019, ambos da Diretoria-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA.
Membro do Conselho de Administração da World Nuclear Association –WNA desde abril de 2016, membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE) desde 27 de dezembro de 2018, membro do “American Nuclear Society (ANS) Local Sections Committee”, desde 15 de junho de 2017 (até junho de 2020), membro da American Nuclear Society (ANS) desde fevereiro de 2017, e membro no Conselho Empresarial de Energia Elétrica da FIRJAN/CIRJ desde setembro de 2015.
Sama Bilbao e Léon
Diretora Geral – World Nuclear Association (WNA)
Sama Bilbao & León se tornou a Diretora Geral da World Nuclear Association em Outubro de 2020. Antes disso, desde Junho de 2018, ela foi a Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear e Economia na agência Nuclear OECD. A partir de Janeiro de 2020, ela também chefiou a Technical Secretariat for the Generation IV International Forum (GIF).
A partir de 2011, Sama também foi Diretora de programas de engenharia nuclear e professora adjunta no Departamento de Mecânica e Engenharia Nuclear na Virginia Commonwealth University (VCU). Sama foi responsável pelos aspectos acadêmicos e de pesquisa do novo programa de engenharia nuclear da VCU, incluindo o recrutamento de estudantes e corpo docente, desenvolvimento de currículo, certificação, financiamento, colaborações de pesquisa, parcerias industriais, marketing e extensão. Na VCU, ela liderou um grupo de pesquisa incluindo pesquisadores pós-doutores, PhD, mestres e alunos de graduação, tendo sido a pesquisadora responsável em diversos projetos como bolsas de estudo totalizando cerca de US$4 milhões.
Após sua saída da VCU em Maio de 2018, Sama também se tornou membro Conselho Nacional de Credenciamento do Institute of Nuclear Power Operations (INPO), e Presidente do Conselho do Consórcio de Energia Nuclear de Virgínia.
Desde 2008, Sama foi a Chefe técnica da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico de Reatores Refrigerados a Água na Agência internacional de Energia Atômica (AIEA) e também foi responsável pelas atividades da AIEA em suportar o desenvolvimento e implementação a curto prazo dos reatores resfriados a água e seus combustíveis associados.
A partir de Fevereiro de 2001 a Março de 2008, Sama foi Engenheira de Análise de Segurança na Dominion Energy, onde ela trabalhou no desenvolvimento e licenciamento de novos métodos de análise hidráulica e segurança nuclear nas estações de energia nuclear da Dominion.
Sama é uma das sete fundadoras do North American Young Generation in Nuclear (NA-YGN), e atuou como Diretora de Informações Públicas desde sua criação em 1999, até Maio de 2005. Sama também é um membro ativo na Sociedade Nuclear Americana (ANS) nacional e local (sessão estudandil da VCU e região da Vírginia) desde 1995.
Em 2007, ela recebeu o NA-YGN Founder Award, maior premiação dada a qualquer membro do NA-YGN, que reconhece a liderança, visão e dedicação.
Em 2007 e posteriormente em 2010, Sama foi eleita para o Conselho Nacional de Diretores da Sociedade Nuclear Americana. Em 2011, ela recebeu o prêmio ANS Mary Jane Oestmann Women’s Achievement. Em 2014, ela recebeu uma citação presidencial da ANS por sua dedicação contínua à ANS.
Em 2018, Sama também foi reconhecida com o prêmio W. Reed Johnson pela extraordinária contribuiçãoà Seccional Vírginia da ANS. Sama também é membro da SNE, ASME, ASEE, SWE e WiN.
Sama Bilbao & León é natural da Espanha, possui graduação em Engenharia Mecânica, Mestrado em Tecnologias energéticas na Universidade Politécnica de Madrid, além de mestrado e PhD em Engenharia Nuclear e Engenharia Física na Universidade de Wisconsin – Madison. Possui também um MBA da Averett University.
André Macedo
Contra-Almirante e Secretário de Coordenação de Sistemas – Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI)
Clédola Tello
Tecnologista – Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas e aperfeicoamento em Decision Making Stakeholder Involvement Repository pela International Atomic Energy Agency. Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal de Minas Gerais e Graduada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia/UFMG.
Tecnologista da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Perito da International Atomic Energy Agency.
Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Gerência de Rejeitos. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cimentação, Lixiviação, Gerência de rejeitos, Bentonitas, modelagem e Rejeitos radioativos.
Renato Cotta
Consultor Técnico – Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM)
Professor Titular da Escola Politécnica e da COPPE, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente exerce cargo comissionado junto à AMAZUL, Amazônia Azul Tecnologias de Defesa, como Consultor Técnico do Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, DGDNTM, Marinha do Brasil, Ministério da Defesa.
Possui graduação em Engenharia Mecânica com ênfase Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Mechanical & Aerospace Engineering, com minor em Nuclear Engineering, pela North Carolina State University, EUA (1985). Foi Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), MCTIC, Brasil, 2015-2017, e desde 2020 é Membro designado do Conselho Nacional de Política Energética, CNPE, Ministério de Minas e Energia. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia (ANE), e da The World Academy of Sciences (TWAS). Docteur Honoris Causa da Université de Reims Champagne-Ardenne, France, e Fellowship Award do International Center for Heat and Mass Transfer, ICHMT. Chairman do Executive Committee do International Center for Heat and Mass Transfer (ICHMT), 2016-2018. Presidente da Associação Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânicas, ABCM, de 2000-2001. Comendador da Ordem Nacional do Mérito Naval e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Merito Cientifico, Presidência da República, Brasil. Atua na área de Transferência de Calor e Massa, principalmente nos temas métodos híbridos analítico-computacionais, fenômenos de transporte na micro e nano-escalas e intensificação de transferência de calor. Desenvolveu projetos de desenvolvimento tecnológico com o CTMSP (Marinha), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Instituto de Atividades Espaciais (IAE/CTA), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), AEB-Agência Espacial Brasileira, EPRI (EUA), TETRA TECH Inc. (EUA), CENPES-PETROBRAS, ELETRONUCLEAR, TENARIS/CONFAB, Petrogal Brasil, entre outros. Foi Leverhulme Trust Visiting Professor no Mechanical Eng. Dept. da University College London, UCL, UK (2018).
Sylvia Anjos
Gerente Geral – Petrobras
Sylvia Anjos tem longa experiência na indústria de O&G.
Atuou na operação, na pesquisa e desenvolvimento, na Exploração do Pré-sal , na área de Reservatórios, na gestão de laboratórios e análises técnicas, no desenvolvimento tecnológico aplicado e integrado em ativos de produção, desenvolveu Programa pioneiro e inovador de transformação digital para o “Libra asset do futuro”, e atuou no programa “Gás & Energia competitivo” preparando a Petrobras para o novo cenário competitivo do Gás Natural em nosso país.
Vladimir Aptekarev
Diretor de Construção Naval e Unidades flutuantes de energia otimizada – Atomenergomash
Aleshia Duncan
Presidente do Grupo Diretor do Quadro Internacional – Cooperação em Energia Nuclear (IFNEC)
Alexandre Viana
Diretor – Thymos Energia
• Mais de 20 anos de experiência profissional em ambientes corporativos.
• Experiência de sucesso em posições de gestão por mais de 10 anos.
• Conduziu todas as fases de 74 leilões energéticos no mercado brasileiro entre 2005 e 2017 com um valor estimado de US$490 bilhões.
• Vasto conhecimento do contexto politico e econômico da América Latina
Ana Marisa Chudzinski Tavassi
Diretora de Inovação – Instituto Butantan e do Centro de Excelência em Novos Alvos Moleculares
Beatriz Leme
Presidente – UDDO Diagnósticos Médicos
Consultor Econômico experiente com histórico comprovado de trabalho na indústria de Facilities Services.
Hábil em Negociação, Planejamento de Negócios, Dispositivos Médicos, Planejamento Estratégico e Estratégia de Marketing.
Forte profissional em finanças com MBA com foco em Economia pela Universidade de São Paulo / USP.
Carlos Freire
Presidente – Indústrias Nucleares do Brasil (INB)
O Capitão de Mar e Guerra da Reserva Carlos Freire Moreira é engenheiro naval, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval e mestrado em Arquitetura Naval pela École Nationale Supérieure de Techniques Avancées, em Paris, na França.
Em fevereiro de 2019, Carlos Freire assumiu a presidência da INB, empresa na qual havia exercido o cargo de Diretor Técnico de Enriquecimento Isotópico entre março de 2005 e maio de 2008.
Entre as principais funções exercidas ao longo da vida profissional, atuou em diversos projetos na Diretoria de Engenharia Naval da Marinha do Brasil (DEN) entre março de 1985 e fevereiro de 2002, sendo a última função desempenhada no local a de Superintendente de Programas. Carlos Freire foi também subchefe do Grupo Técnico de Recebimento do Porta-Aviões São Paulo na França (agosto de 2000 a fevereiro de 2001), superintendente industrial no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (janeiro de 2003 a maio de 2003), e diretor do Centro de Projeto da Marinha do Brasil (maio de 2003 a fevereiro de 2005). Exerceu ainda as funções de diretor industrial (agosto de 2009 a julho de 2012) e diretor operacional (julho de 2012 a janeiro de 2014) na Itaguaí Construções Navais S.A., e realizou consultorias em projetos nas áreas naval e de indústria.
Cristiano Andrade
Chefe de Investimento Interno Brasil e Adjunto – FDI LATAC para o Governo Britânico
Elina Teplinksy
Sócia – Pillsbury Law
Elina Teplinsky, membro líder da equipe de Projetos Nucleares Internacionais da Pillsbury e sub-líder do Energy Industry Group, concentra-se em questões internacionais de energia nuclear, incluindo consultoria a clientes norte-americanos e globais sobre questões transacionais e regulatórias.
Elina é uma consultora de renome para operadores nucleares, fornecedores de reatores e equipamentos, investidores, empresas de engenharia e arquitetura e empresas de consultoria técnica em questões transacionais e regulatórias nucleares complexas. Ela atua frequentemente como consultora externa e líder em novos projetos de construção, aquisição de equipamento e combustível, transações M&A, e joint ventures no setor nuclear. Trabalhou em transações nucleares em mais de 30 países na América do Norte e do Sul, Europa, Turquia e Oriente Médio, Rússia e antiga Comunidade dos Estados Independentes (CEI), Ásia, e África.
Fabiano Petruceli
Assessor Técnico, Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro – Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro
Atualmente exerce a função de Assessor no Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (DCSipron), vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, desde agosto de 2017. Atuou como Tecnologista na Comissão Nacional de Energia Nuclear junto à Coordenação de Salvaguardas e Proteção Física de janeiro de 2015 à agosto de 2017, especificamente como Inspetor de Segurança Física em Instalações Nucleares. Atuou como Supervisor de Proteção Radiológica Substituto na Unidade de Concentrado de Urânio (URA) da INB de junho de 2014 a novembro de 2014.
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
Atuou como Especialista Superior da Estratégia Nuclear nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) de setembro de 2012 a novembro de 2014.
Certificado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) como Supervisor de Proteção Radiológica para Instalações Nucleares na área específica de Mineração e Usina de Beneficiamento Físico e Químico de Minério de Urânio e Tório desde abril de 2014.
Filipe Bordalo Di Luccio
Gerente de Projetos – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
George Borovas
Chefe do departamento Nuclear e Sócio Administrativo do Escritório de Tóquio – Hunton Andrews Kurth
George Borovas é chefe da área Nuclear e sócio gerente do escritório de Tóquio da Hunton Andrews Kurth.
George assessora governos, investidores e patrocinadores no desenvolvimento de programas de energia nuclear civil e no financiamento e construção de centrais nucleares. Trabalhou em projetos e operações nucleares no Reino Unido, EUA, Rússia, Europa, Oriente Médio, Norte da África, Japão, Coreia do Sul, Sudeste Asiático, China, Austrália, e África do Sul. Negocia regularmente contratos e orienta clientes no estabelecimento de joint ventures globais relacionadas com a indústria nuclear, bem como em transações para o comércio de combustível, equipamentos e serviços para centrais nucleares.
Ele também oferece consultoria à empresas em questões de responsabilidade nuclear internacional e de conformidade de exportação além de representar compradores em operações que envolvem a aquisição de centrais nucleares. “George Borovas tem uma experiência fantástica na área nuclear”, diz uma fonte (Chambers Asia-Pacific, 2020).
Membro da World Nuclear Association (WNA), George foi reconhecido como líder da indústria nuclear pela International Atomic Energy Agency (IAEA), e pelo International Framework for Nuclear Energy Cooperation (IFNEC). Ele também foi indicado pelo governo dos EUA para assumir o Comitê Consultivo do Comércio Nuclear Civil da Secretaria de Comércio dos EUA (CINTAC). Escreveu inúmeros artigos e é um comentarista assíduo sobre assuntos relacionados à indústria nuclear mundial. Possui diversas aparições em canais como Bloomberg TV e na CNBC e é regularmente citado na imprensa escrita mundial em publicações como o Financial Times, The Wall Street Journal, Reuters, BBC News, e The Daily Telegraph. Antes de se tornar advogado na área da energia nuclear, George trabalhou como engenheiro para uma empresa de engenharia de usinas nucleares.
José Alberto Sampaio Aranha
Conselheiro – ABDAN
Palestrante e planejador de: cidades, ambientes de inovação e empresas criativas. Atualmente é assessor institucional da VRD da PUCRio e participa do conselho: consultivo da ANPROTEC, CTSMART, empresarial de Tecnologia da FIRJAN, da Câmara Setorial de Tecnologia da ALERJ e da câmara Metropolitana do RJ. Foi fundador e diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio desde sua criação até março de 2016, presidente e diretor da ANPROTEC, diretor da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro REDETEC e ajudou a fundar a empresa junior da PUC-Rio e a RENAII – Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimento. Foi membro do Conselho do Instituto Endeavor Brasil, desde sua fundação até 2005, do Conselho do Instituto Educacional da BM&FBOVESPA em 2010 e da BRAIN Ventures SA e comitê gerencial do fundo PRIMATEC desde sua fundação até 2017. Participou no Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, da Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Sala de Inovação do MDIC, do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela inovação (MEI), do Fórum Permanente das MPEs da Secretaria de Governo e dos GTs de Fintechs do Laboratório de Inovação Financeira da ABDE, CVM e BID e do PNI e Marco legal de startups do MCTIC.
Luis Eduardo Pacifici Rangel
Diretor de Estudos e Prospecções – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA
Luiz Carlos Ciocchi
Diretor Geral – Operador Nacional do Sistema Elétrico
Assumiu a Diretoria Geral do ONS em 17 de maio de 2020.
Nascido em São Paulo, graduou-se em Engenharia Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e é pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ciocchi é especializado em gestão, planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional.
Foi presidente de Furnas de abril de 2019 a maio de 2020, da Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE) e vice-presidente da AES Brasil e AES Argentina. Atuou, ainda, nas empresas Ford e Queiroz Galvão.
Marcio Adriano
Diretor da Diretoria de Produção do Combustível Nuclear – INB
Marcio Adriano Coelho da Silva é graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Vassouras e mestre em Modelamento Matemático e Simulação Numérica Computacional pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou sua trajetória profissional no grupo que se dedicou ao desenvolvimento de novos produtos metalúrgicos, no Centro de Pesquisas da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, até ingressar na INB em 2000, por concurso público.
Na Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, gerenciou a área de Análise Técnica do Combustível até participar da missão oficial à Westinghouse Electric Company como líder do grupo do projeto mecânico para o novo combustível nuclear avançado, o 16 NGF, desenvolvido para a usina de Angra 1.
Em 2013, passou a responder pela Superintendência de Engenharia do Combustível Nuclear até ser convidado a assumir a Diretoria de Produção do Combustível Nuclear da INB. A nomeação foi oficializada no Diário Oficial de 29 de junho de 2018.
Ney Zanella
Assessor Especial de Gestão Estratégica – Ministério de Minas e Energia (MME)
Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, o Vice-Almirante Ney Zanella dos Santos possui curso de governança corporativa pela Fundação Dom Cabral, de Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval, e de Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra.
Foi presidente da Amazul desde a criação da estatal, em 2013, até abril de 2019. Ocupou os cargos de chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, de vice-chefe da Chefia de Preparo e Emprego do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, de secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e de diretor do Centro de Inteligência da Marinha, entre outros. Foi também Adido Naval na Argentina.
Orpet José Marques Peixoto
Vice Presidente do Conselho Curador – ABDAN
É formado em Ciência Naval (1971), em Engenharia Elétrica e Naval pela Universidade Politécnica de São Paulo (1977). Ele também possui mestrado e engenheiro, doutor em engenharia, em engenharia mecânica, com especialização em engenharia nuclear pela Stanford University (1987).
Ele tem mais de 30 anos de experiência no ciclo de combustível nuclear, principalmente em desenvolvimento e operação de enriquecimento, projeto e construção de reatores, bem como no front end do ciclo de combustível em plantas de conversão e reconversão. Ele trabalhou por quase 20 anos (1980 a 1998) com desenvolvimento de ciência e tecnologia nuclear e gerenciou diferentes posições no Programa da Marinha Nuclear Brasileira.
Ele também trabalhou na ABACC – Agência Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares como Diretor Sênior de Planejamento e Avaliação (2006 a 2014) e ocupou também o Posto de Oficial de Operações (1998 a 2006). Ele está envolvido com salvaguardas e não proliferação desde 1991 e participou da negociação de acordos estaduais, abordagens de salvaguardas para instalações sensíveis e implementação de salvaguardas. Ele publicou artigos sobre tecnologia nuclear na reunião anual da ANS e sobre salvaguardas e não proliferação nas reuniões da LAS / ANS, INMM, ESARDA e IAEA. Ele foi membro do Diretor da AIEA “Grupo Consultivo Permanente sobre Implementação de Salvaguardas” (SAGSI) de 2010 a 2016.
De 2015 a 2019, ele esteve envolvido no desenvolvimento da participação do AF Consult Group em serviços de consultoria e engenharia em áreas de energia como Nuclear, Solar, Eólica, Hidráulica, Biomassa, Resíduos para Energia e projetos especiais. Ele está envolvido no projeto executivo de Angra 3.
Atualmente, ele trabalha como engenheiro consultor do AF Consult Group, responsável pelas oportunidades de energia para toda a América Latina. Ele também está trabalhando como consultor independente para sistemas de energia.
É vice-presidente da ABDAN (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares) e secretário do INSC (Conselho Internacional de Sociedades Nucleares) e ex-presidente da LAS / ANS (Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear da América). Ele está associado à ANS (Sociedade Nuclear Americana) e ao INMM (Instituto de Gerenciamento de Materiais Nucleares).
Reive Barros dos Santos
Diretor Técnico – CHESF
O Sr. Reive Barros é Engenheiro Eletricista e possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É especialista em gestão estratégica e professor adjunto da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, onde leciona Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica. Foi Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e Presidente do Gabinete de Pesquisa Energética – EPE.
Trabalhou como diretor da Associação Brasileira de Agências Reguladoras – ABAR e em grandes empresas do setor elétrico nas áreas de geração, transmissão e distribuição, somando até 38 anos de experiência profissional, tanto na esfera local quanto nacional. Desde janeiro de 2019, o Sr. Reive Barros é Secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Energia no Ministério de Minas e Energia.
Rodrigo Polito
Jornalista – Canal MegaWhat
Jornalista especializado nos mercados de energia elétrica e petróleo e gás natural, com 17 anos de experiência.
Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, com MBA em Economia e Gestão em Energia, pela Coppead/UFRJ, e pós-graduação em Petróleo e Gás Natural, pela Coppe/UFRJ.
Desde agosto de 2020 atua na MegaWhat, plataforma de inteligência para o mercado de energia, cobrindo fatos e tendências nos setores de energia e óleo e gás e produzindo conteúdo multimídia.
Entre 2012 e 2020, foi repórter no jornal Valor Econômico, produzindo reportagens sobre fatos e tendências dos mercados de energia e petróleo. No mesmo período, participou da cobertura em tempo real para o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.
Foi segundo colocado no Prêmio Procel/Eletrobras de Jornalismo, em 2006, pela Revista Brasil Energia, e vencedor do Prêmio Schneider Electric de Jornalismo, em 2015, pelo Valor Econômico.
Organizador do livro “Setor Elétrico Brasileiro 2012-2018: Resiliência ou Transição?”, publicado em 2018.
Thalita Antony de Souza Lima
Gerente Geral de Alimentos – Agência Nacional de Vigiliância Sanitária
Thalita é nutricionista, graduada pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Qualidade em Alimentos, também pela Universidade de Brasília, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária pela Fiocruz e mestre em Administração Pública pela FGV.
Ingressou na Anvisa em 2005, possuindo 16 anos de experiência na área de regulação e vigilância sanitária de alimentos. Em dezembro de 2015, foi nomeada Gerente-Geral de Alimentos, cargo que ocupa até o momento.
Thiago Barral
Presidente – Empresa de Pesquisa Energética (EPE)
Tiago Barral é funcionário de carreira da Empresa de Pesquisa Energética desde 2007.
Em Fevereiro de 2019, foi nomeado Presidente da EPE. Antes de assumir a Presidência, atuou como Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais entre Fevereiro de 2018 a Janeiro de 2019, onde foi responsável, principalmente, pela realização de estudos de mercado e demanda de energia, geração distribuída, eficiência energética, estudos ambientais de usinas hidrelétricas e linhas de transmissão, metas de redução de emissões do setor energético, gestão de bases georreferenciadas, estudos energéticos e tecnológicos de longo prazo.
Anteriormente, assumiu a Superintendência de Projetos de Geração na coordenação do processo de habilitação técnica e cálculo dos preços-teto nos leilões de energia, no planejamento do suprimento aos sistemas isolados, no desenvolvimento estudos de inventário e de viabilidade técnico-econômica de usinas hidrelétricas. Nesta mesma Superintendência, exerceu o cargo de Superintendente Adjunto de Setembro de 2013 a Setembro de 2016.
Thiago é formado em Engenharia Civil pela UFJF, mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ e pós-graduado em Administração Pública pela FGV-RJ.
Tiago Rusin
Coordenação-Geral de Desenvolvimento Nuclear – SCS/GSI/PR
É especialista em Altos Estudos de Defesa – CAED pela Escola Superior de Guerra – ESG; Doutor em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília – UnB; Mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia – IME; Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.
Trabalha como Assessor Técnico no Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É servidor da carreira de Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
Vakisasai Ramany
Vice Presidente Senior de Desenvolvimento, Novos Projetos Nucleares e Engenharia – EDF
V. Ramany juntou-se ao Grupo EDF em 1999 como engenheiro de pesquisa e desenvolvimento, concentrando-se na otimização de planejamento de cronograma e gestão de riscos econômicos no contexto da desregulamentação do mercado de energia na Europa.
Migrou então para a divisão francesa de abastecimento da EDF para criar e liderar a nova função de gestão da carteira de clientes, em um momento em que a EDF enfrentava recentemente a concorrência. Em 2008, V. Ramany juntou-se ao gabinete do diretor financeiro do Grupo EDF para apoiar o esforço da empresa no crescimento dos seus negócios internacionais: trabalhou em grandes aquisições, incluindo a da British Energy no Reino Unido.
Em 2011, V. Ramany mudou-se para a EDF Energy no Reino Unido como diretor de Fusões, Aquisições e Investimentos. Como tal, liderou o esforço do Grupo para honrar os seus principais compromissos com a Comissão Europeia na sequência da aquisição da British Energy. Iniciou a estratégia de refinanciamento do da área de renováveis da EDF no Reino Unido e tem contribuído para garantir o financiamento do projecto Hinkley Point C Nuclear New Build de 3200MW no Reino Unido.
Desde Setembro de 2015 V. Ramany lidera as atividades internacionais de desenvolvimento da New Nuclear para o Grupo EDF, abrangendo o desenvolvimento de novos projetos nucleares, de cooperação estratégica internacional no domínio nuclear e de exportação de tecnologias nucleares.
V. Ramany obteve sua graduação na Escola de Engenharia de Aeronáutica e Espaço em Toulouse, na França, e tem MBA pelo INSEAD, Fontainebleau, França.
Wilson Calvo
Conselheiro – ABDAN
Possui graduação em Engenharia de Materiais Metálicos e Cerâmicos, pelo Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (1987), Mestrado (1997) e Doutorado (2005) em Tecnologia Nuclear – Aplicações, pela Universidade de São Paulo – USP. Gerente do Centro de Tecnologia das Radiações (2001-2013) e Diretor de Administração e Infraestrutura (2014-2016) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN, e professor na World Nuclear University School on Radiation Technologies (2012 WNU-RT School). Tecnologista Sênior, professor e orientador de pós-graduação na área de Tecnologia Nuclear no IPEN/USP, coordenador de projetos da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA e atual Superintendente do IPEN, da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN/SP. Membro do Conselho Consultivo da ABENDI e da International Irradiation Association (iiA), tem experiência na área de Engenharia Nuclear, em Aplicações de Técnicas Nucleares na Indústria, Saúde, Agricultura e no Meio Ambiente, com ênfase em tecnologia de radioisótopos (radiotraçadores e fontes radioativas seladas) e das radiações ionizantes (feixe de elétrons, raios X e gama). Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (DT-2).
Alessandro Facure Neves de Salles Soares
Coordenador Geral de Instalações Médicas e Industriais – DRS/CNEN
Anderson Vezali Montai
Gerência de Avaliação de Produtos Biológicos / Gerência Geral de Medicamentos / Segunda Diretoria – GPBIO/DIRE2
Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho
Assessor Especial do DGDNTM e ex-presidente do CNPq – DGDNTM
David Campbell
Diretor do Bruce Power Centre for Next Generation Nuclear – Nuclear Inovation Institute (NII)
Denise Adorno Lopes
Engenheiro Principal GTO – Tecnologias de Combustível e Desenvolvimento de Produto – Westinghouse
Lília Mascarenhas Sant’Agostino
Secretária Adjunta de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – MME
Lou Martinez Sancho
Vice-presidente de Estratégia e Inovação, Cadeia de Suprimentos e Comunicações – Kairos Power
Michael Corletti
Diretor de Análise Avançada e Licenciamento de Aplicação de Risco e Engenharia Avançada de Reatores – Westinghouse
Paulo Cesar Duarte Ferreira Júnior
Chefe do Departamento de Garantia da Qualidade – Eletrobrás Eletronuclear
Ricardo Fraga Gutterres
Diretor da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear – Comissão Nacional de Energia Nuclear (DRS CNEN)