O Tesouro do Reino Unido tem sido pressionado a financiar projetos nucleares com bilhões levantados de investidores através de títulos verdes.
A indústria de energia está pressionando o Governo a incluir a tecnologia nuclear em seu Quadro de Financiamento Verde para que usinas e mini-reatores nucleares possam se beneficiar do financiamento arrecadado por meio de títulos públicos e programas de poupança de varejo.
Lobistas nucleares esperam que o governo do Reino Unido possa reverter sua decisão de excluir a tecnologia nuclear do quadro em junho de 2021.
Acredita-se que títulos verdes poderiam ser usados para financiar uma participação pública em uma usina nuclear como sizewell C, enquanto os políticos buscam remover os investimentos chineses do setor.
Fontes do setor disseram que pressionarão por uma mudança na política se o nuclear também for admitido na “taxonomia verde” por classificar investimentos ecológicos. O governo está buscando arrecadar cerca de £ 15 bilhões por ano, emitindo títulos verdes e títulos de poupança verde através do regime de poupança pública National Savings & Investments.
Investidores institucionais fizeram fila para arar dinheiro no programa dourado verde, mas os títulos da NS&I foram prejudicados por taxas não competitivas.
Leia mais sobre energia nuclear no Reino Unido:
Governo do Reino Unido aprova nova usina nuclear de £20 bilhões em Suffolk
Indústria nuclear fala de ‘enorme oportunidade perdida’ com o fechamento de Hinkley Point B, no Reino Unido
Barclays realizou uma conferência em março para aumentar o interesse no programa nuclear britânico. A conferência soluções de energia nuclear do banco teve como objetivo discutir como os investidores privados podem ajudar a financiar projetos nucleares e investir em cadeias de suprimentos nucleares.
Alguns investidores da cidade indicaram que poderiam alocar fundos para investimentos nucleares se o Governo mudasse sua taxonomia verde quando publicar uma classificação atualizada nos próximos meses. Mas uma fonte de fundos de pensão disse que a classificação não era uma “bala de prata” e que obstáculos significativos ainda permaneceriam para os investidores.
Tom Greatrex, executivo-chefe da Associação da Indústria Nuclear, disse: “O próximo primeiro-ministro deve seguir adiante com os compromissos que foram dados e dar ao nuclear o rótulo verde que merece. Isso tornará mais barato e fácil financiar projetos nucleares de um conjunto mais amplo de capital, e é disso que precisamos para nossa segurança energética e futuro zero líquido.”
Fonte: BBC