Indústria nuclear fala de ‘enorme oportunidade perdida’ com o fechamento de Hinkley Point B, no Reino Unido

O governo está desperdiçando uma “enorme oportunidade perdida” para garantir seu próprio fornecimento de eletricidade neste inverno, fechando uma das seis usinas nucleares restantes do Reino Unido nesta segunda-feira, disseram fontes da indústria.

Apesar da incerteza contínua sobre a segurança energética devido à guerra na Ucrânia, o último reator remanescente em Hinkley Point B em Somerset deixará de gerar às 10h.

Os informantes da indústria insistem que a usina “teve outro inverno nela” e que reduzir a capacidade de energia nuclear do Reino Unido aumentaria a carga sobre o fornecimento de eletricidade nos próximos meses.

No entanto, os proprietários da EDF planejaram há muito tempo fechar a fábrica devido à sua idade, com rachaduras no prédio.

Um substituto, Hinkley Point C, não estará pronto até 2027.

Tom Greatrex, executivo-chefe da Associação da Indústria Nuclear, disse: “Hinkley Point B é o ativo de energia limpa mais produtivo da história britânica.

“Nenhuma outra estação economizou mais emissões de CO2 e fez uma contribuição maior para combater as mudanças climáticas.

“Tem sido um bastião da segurança energética por mais de quatro décadas e meia e sua aposentadoria é um lembrete gritante de que precisamos urgentemente substituir nossa capacidade existente.

“Os funcionários dedicados que ajudaram a manter as casas no Sudoeste aquecidas e leves por 46 anos, merecem nossa gratidão. Como demonstra a atual crise energética, sem energia nuclear o custo da eletricidade em que confiamos é maior e nos deixa dependentes da queima de combustíveis fósseis importados. É por isso que precisamos de um novo nuclear.”

Uma fonte do setor disse: “Esta foi uma grande oportunidade perdida para o Governo do Reino Unido garantir fontes extras de energia neste inverno.

“Estamos enfrentando uma crise sem precedentes, então realmente deveríamos ter examinado e esgotado minuciosamente todas as opções que tínhamos. Hinkley Point B estava ali mesmo – limpo, confiável e britânico, e teve outro inverno nela.”

Hinkley Point gera eletricidade há 46 anos e abastece 1,7 milhão de casas.

O secretário de Negócios Kwasi Kwarteng já pediu às usinas a carvão que ficassem abertas por mais tempo do que o planejado para aumentar os suprimentos e supostamente considerou manter o Ponto B aberto em Hinkley.

No entanto, a EDF disse que o trabalho de segurança que seria necessário para reverter o fechamento planejado tornaria isso muito difícil.

Um porta-voz do governo disse: “Qualquer extensão às datas operacionais das estações nucleares é inteiramente uma questão para o operador e o regulador independente com base em considerações de segurança. O Governo não tem envolvimento direto nesse processo.”

Fontes de Whitehall insistiram que o Governo não estava sendo complacente com o fornecimento de energia doméstica e que a EDF, com o acordo do Escritório de Regulação Nuclear, havia estendido as vidas operacionais de todos os seus reatores restantes para além das expectativas originais.

O Reino Unido tem um reator de água pressurizado, Sizewell B, que atualmente está programado para gerar energia até 2035, mas é amplamente esperado para estender sua operação para além desta data, disseram fontes de Whitehall, enquanto a EDF está atualmente realizando uma revisão de programa de operação de longo prazo para Sizewell B.

Fonte: iNews