Os primeiros feixes de combustível de fabricação russa com barras de combustível ATF experimentais (Advanced Technology Fuel) foram carregados no núcleo do reator VVER-1000 na unidade de energia 2 da NPP de Rostov, no sudoeste da Rússia, que retomou as operações após a manutenção programada e reabastecimento. Cada um dos três conjuntos de combustível VVER-1000 combinados do modelo TVS-2M contém doze barras de combustível experimentais: seis delas têm seu revestimento feito de liga de cromo-níquel e os outros seis têm um revestimento de liga de zircônio padrão com revestimento de cromo. Essas soluções permitem eliminar completamente ou diminuir significativamente a reação de zircônio-vapor no núcleo do reator em caso de acidente no núcleo do reator.
Antes do início da irradiação do ATF piloto, a equipe de especialistas das divisões de Combustível, Construção de Máquinas e Energia coordenada pela Rosatom State Corporation, realizou um trabalho em larga escala para validação do carregamento dos pacotes de combustível inovadores em um reator comercial, a fim de cumprir a licença apropriada do Serviço Federal de Supervisão Ambiental, Tecnológica e Nuclear (Rostekhnadzor). Para irradiação em um reator de alta capacidade, a equipe do projeto escolheu as versões conservadoras das barras de combustível ATF desenvolvidas com uma matriz de combustível padrão de dióxido de urânio. Corresponde à prática global, visto que os programas de desenvolvimento ATF existentes em todo o mundo também sugerem que a introdução dos novos materiais físseis e estruturais deve ser realizada gradualmente.
Natalia Nikipelova (foto), Presidente da TVEL Fuel Company, disse que a irradiação de combustível em um reator comercial é um passo importante para a posterior comercialização deste produto. “É simbólico que este marco histórico seja alcançado nos dias em que a TVEL Fuel Company comemora seu 25º aniversário. Expressamos nossa gratidão à Rosenergoatom e à Rostov NPP pela interação eficiente com a Rostekhnadzor e, de nossa parte, continuaremos nossa estreita cooperação com o regulador para o licenciamento dos ciclos de irradiação posteriores. O desenvolvimento do ATF é a grande tendência mundial da indústria de energia nuclear, que visa trazer a segurança das usinas nucleares a um novo patamar, eliminando praticamente a probabilidade de acidentes com impactos negativos ao meio ambiente. Algumas opções de ATF com matriz de combustível alternativa também podem tornar as operações mais economicamente eficientes sem aumentar o nível de enriquecimento de urânio. De acordo com analistas internacionais, este produto vai dominar o mercado global em um prazo relativamente curto”, declarou.
Desde 2018, a Rosatom tem testado o ATF projetado pela Rússia para reatores VVER e PWR. Os conjuntos experimentais, que passaram por dois ciclos completos de irradiação no reator de pesquisa MIR, contêm barras de combustível com quatro combinações diferentes de materiais de revestimento e matriz de combustível: além de dióxido de urânio, liga de urânio-molibdênio com alta condutividade térmica também foi usada para fabricação de pellets de combustível. Com base nos resultados da pesquisa, pretende-se escolher a combinação ideal de materiais estruturais e combustíveis, levando em consideração o desempenho técnico e econômico. Após dois ciclos de irradiação, todas as barras de combustível permanecem hermeticamente seladas.
Fonte: Petronotícias