Pesquisadora do CDTN participa de reunião da AIEA

Durante os dias 11 a 14 de outubro, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizou reuniões virtuais de consultoria com o intuito de atualizar o programa de garantia de qualidade para mamografia virtual, mais especificamente, identificar lacunas e sugerir etapas para a implementação prática do documento “IAES Human Health Series, nº 17”. 

Legenda: Mamógrafo do Laboratório de Radioproteção Aplicada à Mamografia (LARAM) | Foto: Antônio Pereira Santiago/CDTN

As reuniões contaram com pesquisadores e pesquisadoras de vários países, dentre eles o Brasil, com a participação da pesquisadora do CDTN Maria do Socorro Nogueira Tavares. Além de participar das discussões previstas, a pesquisadora também apresentou à comunidade internacional o Laboratório de Radioproteção Aplicada à Mamografia (LARAM) e o projeto Atalanta, ambos vinculados ao CDTN. A apresentação foi importante para que fossem discutidos os desenvolvimentos na mamografia digital e as experiências obtidas através da implementação de programas que garantem a qualidade dos equipamentos. 

O evento também teve grande contribuição para o CDTN, uma vez que o conhecimento de novas técnicas e novas tecnologias em mamografia, como apresentado durante as reuniões, é de fundamental importância para o LARAM e para o projeto Atalanta. Para Maria Nogueira, “a contribuição do CDTN na revisão da norma de mamografia da IAEA nos dá mais visibilidade entre os pares da agência internacional, além de corroborar a nossa capacidade de atuação na área de mamografia”. 

Fonte: CDTN