Governo cria grupo de trabalho para nova política nuclear do país

O governo decidiu criar um grupo de trabalho que irá propor uma nova Política Nuclear do país. A expectativa é de que, com a criação do grupo, seja consolidado um modelo que privilegie a participação da iniciativa privada na conclusão de Angra 3 e na construção de novas centrais nucleares. O grupo terá cinco meses para estabelecer a estratégia que guiará o setor daqui para frente. Caso haja necessidade, os trabalhos da equipe podem ser prorrogados por mais três meses.

O grupo de trabalho será composto por representantes de diversos órgãos e entidades governamentais, como Ministério de Minas e Energia, Amazul, Nuclep, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, entre outros. O grupo técnico será coordenado por representante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Além deste, o governo também criou outro grupo técnico para analisar a conveniência da flexibilização do monopólio da União na pesquisa e na lavra de minérios nucleares.

 

Fonte: Petronotícias