MME e AIEA se aproximam em discussão sobre reatores modulares

E_vTRrfXIAkquRJUm dia de agenda intensa no setor nuclear mundial. O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, se reuniu na segunda-feira com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.

O encontro, em Viena, dentro da 65ª Conferência Geral da agência, entre o ministro e o diretor do órgão serviu para dar prosseguimento às conversas entre o governo e AIEA mantidas em julho, quando Grossi realizou uma visita oficial ao Brasil. Na pauta da reunião estavam a cooperação do Brasil com a AIEA, inclusive sobre pequenos reatores modulares, e o papel da energia nuclear no combate à mudança do clima. Albuquerque e Grossi também discutiram sobre as perspectivas de médio e longo prazo para o setor nuclear brasileiro.

Mais cedo, o ministro de Minas e Energia participou da abertura da Conferência Geral da AIEA e discursou sobre o compromisso do governo brasileiro com o desenvolvimento de seu programa nuclear. Além disso, a estatal russa Rosatom e a Eletronuclear assinaram um memorando de entendimento amplo, abrangendo temas como novos projetos de usinas nucleares de larga escala; pequenos reatores modulares terrestres e flutuantes; entre outros.

Link Original