A reguladora russa, Rostechnadzor, emitiu uma licença para as operações iniciais na unidade 4 da usina nuclear de Rostov, construída pela Rosatom. A unidade está atualmente em testes e um aumento gradual na capacidade de geração. A data para que a unidade seja conectada à rede ainda não foi definida.
O procedimento de arranque compreende toda uma série de inspeções e testes nas diversas etapas, bem como o teste de vários equipamentos. Isso é necessário para confirmar a confiabilidade e a segurança da unidade de energia durante a operação. Seguindo o impulso da turbina, serão realizados testes elétricos e, somente após a conclusão bem sucedida de todas as tarefas necessárias, a unidade será incluída na rede de distribuição de energia.
Os preparativos para o arranque físico da unidade 4 começaram em 6 de dezembro, com o carregamento de combustível nuclear no reator. A fábrica de Rostov está localizada nas margens do reservatório de Tsimlyansk, a cerca de 14 km da cidade de Volgodonsk. Quatro reatores de água pressurizada de 1000 MWe VAR foram planejados para o site de Rostov, desde o início dos anos 80. Após pausa na construção, as unidades 1 e 2 entraram em operação comercial em março de 2001 e outubro de 2010, respectivamente. A unidade 3 foi conectada à rede em dezembro de 2014.