A Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) e a Association for Materials Protection and Performance (AMPP) assinaram um memorando de entendimento para estreitar o laço entre as duas entidades. Com o acordo, a ideia é fazer uma troca de experiências para melhorar o progresso científico e tecnológico no combate à corrosão, um tópico que é muito importante para o segmento nuclear.
A AMPP é uma associação profissional dos Estados Unidos cujos objetivos específicos e primários incluem o avanço, representação e assistência à indústria com foco na prevenção à corrosão, incluindo o uso de revestimentos de proteção, engenharia e ciência. A entidade nasceu a partir da fusão entre a NACE International e a SSPC The Society for Protective Coatings.
A parceria entre a ABDAN e a AMPP visa proporcionar um intercâmbio efetivo entre as partes. Pelo acordo, os funcionários das associadas da ABDAN poderão optar por uma carreira em prevenção da corrosão e desenvolver o conhecimento e as habilidades fazendo os treinamentos da AMPP de sua escolha. Além disso, a ABDAN poderá ainda realizar cursos, públicos ou internos em suas instalações, previamente acordados com a AMPP.
“Esse é um acordo importante para a ABDAN e para o setor. Os temas ligados à corrosão são assuntos cruciais no segmento nuclear”, comentou o presidente da associação, Celso Cunha. “Quanto mais parceiros conseguirmos reunir nesse momento de retomada do Programa Nuclear Brasileiro, mais rápido vamos conseguir avançar no setor. É muito importante estabelecer parcerias em diferentes áreas”, concluiu.