Rosatom realiza lançamento de duas novas unidades na Rússia

Os procedimentos de lançamento começaram na mais nova Unidade 1 da Leningrad NPP-2 (Sosnovy Bor, sucursal JSC “Concern Rosenergoatom”, parte da Divisão de Energia Elétrica líder da Rosatom). Às 10h33, em 8 de dezembro de 2017, a equipe operacional da Leningrad NPP carregou com sucesso o primeiro dos 163 conjuntos de combustível com combustível nuclear fresco, dando início ao primeiro programa de criticidade.

Esta é a segunda grande conquista, tanto para a indústria nuclear russa como para a indústria nuclear global. Na semana passada, em 6 de dezembro, o primeiro programa de criticidade começou na unidade 4 da central nuclear de Rostov, a usina de energia nuclear mais austral da Rússia. Pela primeira vez na história da Rússia contemporânea, os primeiros programas de criticidade foram lançados em duas das unidades mais modernas dentro de uma semana.

O primeiro arranque de criticidade é uma das etapas-chave da colocação em funcionamento de uma unidade de energia, cuja principal tarefa é confirmar que a unidade de energia comissionada funcionará de forma confiável e segura em parâmetros de projeto durante toda a vida útil. Segundo Diretor Geral da JSC Concern Rosenergoatom, Andrey Petrov, todos os sistemas de sobrecarga agora estão funcionando no modo automático. A disponibilidade total para realizar essas operações é fornecida de acordo com todos os requisitos de segurança. Dentro de 30 dias, a instalação do reator estará pronta para alcançar o nível de potência controlada mínima. “Realizaremos todos os necessários experiências e operações de lançamento na instalação do reator de acordo com o programa em fase. O próximo passo é o início da energia, que começará no próximo ano”, disse ele.

 

Clique aqui e saiba mais.