Nos dias 16 e 17 de novembro de 2022, a ABDAN (Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares) realizou um dos grandes eventos do setor nuclear brasileiro e homenageou aqueles que fizeram a diferença ao longo de 2022 no evento ‘Nuclear Legacy 2022’, realizado em um lugar histórico do Rio de Janeiro, o Palácio do Itamaraty, no centro da cidade. O evento é realizado para seletos convidados e acontece desde 2017, sendo um dos mais reconhecidos e respeitados do setor no país.
Foram promovidas rodas de debate ao vivo com participantes das empresas associadas da ABDAN como sobre temas variados no setor como do Conselheiro da Eletronuclear Leonam Guimarães e com o Professor Maurício Tolmasquim. Já o segundo dia foi reservado para promover networking e prestigiar iniciativas marcantes do cenário nuclear em 2022. Foram homenageadas personalidades do setor em 6 categorias: Medicina Nuclear Dra. Anneliese Fischer Thom, Relações Institucionais, Comunicação Paulo da Luz, Desenvolvimento do Setor Nuclear, Pesquisa, Tecnologia e Defesa. Embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, Ricardo Luis Pereira dos Santos e Vice-Almirante Guilherme Dionizio Alves, Marcio Adriano Coelho da Silva, respectivamente.
Agradecimentos especiais aos nossos Patrocinador Master, Eletronuclear; a nossos patrocinadores prata, Framatome, OEC e Tractebel Engie; e também um agradecimento a nossos patrocinadores bronze: Amazul, Eckert & Ziegler, EDF, Grupo RPH, Holtec, INB, MPE Engenharia, Nuclep, Rosatom e Tecnatom.
Durante o evento foi assinado acordo da ABDAN com a GIFEN.
Veja o after movie do Nuclear Legacy 2022
Sobre a ABDAN
A ABDAN atua há 35 anos no mercado brasileiro de atividades voltadas para o apoio ao segmento nuclear. Possui como objetivo principal fomentar um ambiente de negócios e promover o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia nuclear no Brasil. A associação conta com 30 empresas associadas – que fazem parte das mais importantes dos segmentos de bens de capital, construção e montagem, medicina nuclear, consultoria e engenharia, operação de usinas e de unidades fabris de sistemas e equipamentos. É a única associação do mundo que tem acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica e Associação Nuclear Mundial.