A Semana Nacional de Engenharia Nuclear e da Energia e Ciência das Radiações (SENCIR) aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro. O congresso bienal tem foco em divulgar as atividades científicas e acadêmicas das áreas de interesse, além de fornecer um espaço para discussões sobre avanços tecnológicos e científicos e sobre o mercado de trabalho nesses campos. O evento foi realizado pela Escola de Engenharia e pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).
A abertura do SENCIR contou com a presença dos coordenadores do evento, Antonella Lombardi Costa (DEN/UFMG), Graiciany de Paula Barros (SETRE/CDTN) e Paulo Márcio Campos de Oliveira (IMA/UFMG), e do Diretor do CDTN, Luiz Carlos Duarte Ladeira. “O SENCIR tem sido um espaço essencial para o desenvolvimento científico e acadêmico da nossa área, com discussões e trabalhos que contribuem para o conhecimento crítico e responsável sobre as tecnologias nucleares e correlatas”, pontuou Ladeira em sua fala de abertura.
O CDTN recebeu os participantes do congresso para minicursos e visitas técnicas aos laboratórios. Além disso, o Diretor Luiz Ladeira também realizou uma plenária sobre os 70 anos do Centro. A apresentação foi baseada no livro “CDTN: Uma Instituição de vanguarda”, cujos marcos de cada uma das sete décadas foram exibidos para os participantes.