Greta Thunberg diz que seria “um erro” a Alemanha desligar suas usinas nucleares se isso significasse que o país deve queimar mais carvão destruidor do clima.
O governo alemão ainda está debatendo o futuro de suas usinas nucleares, há muito previstas para serem fechadas este ano, dado o fantasma de uma crise energética iminente devido à guerra na Ucrânia.
O ativista climático disse à emissora pública alemã ARD que era “uma péssima ideia se concentrar no carvão quando esta [energia nuclear] já está em vigor”.
Mas ela reconheceu na entrevista, exibida hoje, que havia um forte debate sobre o tema na Alemanha.
Perguntado se seria melhor para o planeta se a Alemanha mantivesse suas três usinas nucleares restantes, Thunberg respondeu: “Se já as temos funcionando, sinto que é um erro fechá-las para se concentrar no carvão”.
Pressionada pela apresentadora sandra Maischberger sobre se ela achava que as usinas nucleares deveriam ser fechadas o mais rápido possível após a crise de energia atual passar, Thunberg disse que “depende. Não sabemos o que vai acontecer depois disso.”
A Alemanha vai fechar suas usinas nucleares?
Os comentários do jovem de 19 anos vêm quando a coalizão governista de três partidos da Alemanha discute sobre a possibilidade de suspender a eliminação nuclear do país.
O ministro da Economia Robert Habeck, membro do partido antinuclear Verde, disse que manter os reatores funcionando pouco faria para combater a escassez de gás.
Ele sugeriu recentemente que duas das usinas poderiam operar excepcionalmente até abril, mas se opõe a executá-las por mais tempo por razões de segurança. Habeck aprovou separadamente a reativação de várias usinas a carvão e a petróleo para garantir o fornecimento de energia após a decisão da Rússia de cortar as entregas de gás natural para a Europa.
Ativistas ambientais alertam que a Alemanha corre o risco de dar o risco de inadimplência em suas metas climáticas ao queimar mais combustíveis fósseis, enquanto legisladores conservadores dizem que o governo deve usar todos os meios disponíveis para gerar energia dada a tensa situação de oferta e os preços altos.
Os comentários nucleares de Thunberg foram recebidos por libertários e políticos alemães de direita que anteriormente foram desconsiderados ou criticando fortemente seu ativismo.
Fonte: EuroNews