Maior reator nuclear da Europa atinge potência máxima

O reator nuclear Olkiluoto 3, há muito atrasado da Finlândia, atingiu toda a energia para se tornar a instalação de produção de eletricidade mais poderosa da Europa, disse a operadora TVO, um impulso em meio a uma crise de energia em todo o continente.

Com nível de energia de 1.600 megawatts, a usina localizada na costa sudoeste do país nórdico também é agora a terceira instalação de produção de eletricidade mais poderosa do mundo, disse a empresa.

A produção da OL3 está sendo acompanhada de perto na Finlândia, onde a esperança é que a usina possa aliviar os desafios do próximo inverno, uma vez que os preços europeus de energia subiram após a invasão russa da Ucrânia.

“A unidade da usina é agora a instalação de produção de eletricidade mais poderosa da Europa”, disse a TVO em um comunicado, acrescentando que a operação regular deve começar em dezembro de 2022.

Cerca de 40% da produção de eletricidade da Finlândia agora vem de Olkiluoto, já que os reatores OL1 e OL2 combinados produzem aproximadamente 21% e o novo OL3 sozinho em torno de 19%.

O reator, construído pelo consórcio francês Areva-Siemens, entrou em operação em março , 12 anos atrasado, depois de sofrer uma longa série de contratempos.

A produção regular da usina estava prevista para começar neste verão, mas foi adiada para dezembro, depois que “material estranho” foi observado no reaquecido a vapor da turbina.

A operadora TVO disse que os dez conjuntos restantes de testes afetarão os níveis de energia nos próximos meses.

“Em alguns dos próximos testes, a produção da unidade da usina é interrompida intencionalmente ou o nível de energia é reduzido”, disse a empresa.

O modelo europeu de reator pressurizado foi projetado para relançar a energia nuclear na Europa após a catástrofe de Chernobyl em 1986, e foi apontado como oferecendo maiores saídas de energia e melhor segurança.

Fonte: Arab News