O Departamento da Força Aérea dos EUA (DAF), em parceria com a Agência de Logística de Energia de Defesa, divulgou nesta semana uma solicitação de proposta para o Programa Piloto de Microrreator da Base Aérea de Eielson, no Alasca.
Este é um primeiro passo importante para desenvolver a tecnologia de energia de próxima geração necessária para a resiliência energética na Base Aérea de Eielson e para informar iniciativas futuras para alimentar a infraestrutura de segurança nacional.
Os microrreatores são pequenos reatores nucleares que podem produzir energia limpa e são equipados com recursos de segurança integrados que se ajustam automaticamente às mudanças nas condições e demandas para evitar o superaquecimento. A capacidade da tecnologia de operar independentemente da rede comercial e reduzir as emissões de gases de efeito estufa torna os microrreatores uma fonte de energia promissora para instalações militares domésticas remotas críticas para a infraestrutura de segurança nacional.
“A liberação da RFP para o microrreator na Base Aérea de Eielson é um próximo passo crítico para promover o desenvolvimento e implantação de tecnologia de energia confiável e limpa nas instalações do Departamento da Força Aérea dos EUA”, disse a Sra. Nancy Balkus, vice-secretária adjunta da Força Aérea para Meio Ambiente, Segurança e Infraestrutura. “Este programa é extremamente importante para a garantia e sustentação da missão diante das mudanças climáticas e ameaças contínuas de defesa nacional, e demonstra o compromisso do departamento em garantir que nossas instalações tenham um fornecimento seguro e confiável de energia, independentemente de sua localização.”
O Programa Piloto de Microrreator foi iniciado em resposta à exigência da Lei de Autorização de Defesa Nacional do Ano Fiscal de 2019 para construir e operar um microrreator até o final de 2027. O microrreator será licenciado pela Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, mas comercialmente possuído e operado pela USAF.
Em conjunto com o lançamento, o DAF está realizando uma conferência de pré-proposta e visita ao local na Base Aérea de Eielson em 12 de outubro. Os interessados que pretendam apresentar uma proposta podem participar na visita ao local, que fornecerá informações aos potenciais ofertantes para a elaboração das propostas.
Fonte: Cavok