O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações se reuniu na quarta-feira (21), por videoconferência, com representantes da Sociedade Brasileira de Física e da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares. O tema da audiência foi o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), empreendimento que tem o objetivo de construir um reator de pesquisa nacional e laboratórios para uso da tecnologia nuclear em diferentes aplicações.
O titular da pasta afirmou que o RMB é uma infraestrutura de pesquisa de grande importância, que poderá aplicar a tecnologia nuclear para a área de radioisótopos, usados na medicina e na indústria, materiais, alimentos e energia. O ministro também descreveu o trabalho da pasta para direcionar investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a continuidade do projeto.
O ministro da pasta defendeu o investimento nas grandes infraestruturas de pesquisa para alavancar a ciência nacional e produzir avanços que vão se traduzir em novas tecnologias para a sociedade.
Leia mais sobre o RMB:
Técnicos do CGEE visitam IPEN para discutir Projeto RMB e levar propostas ao MCTI
ABDAN se reúne com comitê de campanha de Lula em conversa com foco em Angra 3 e Reator Multipropósito
Os representantes das sociedades científicas expuseram o histórico do projeto, o local onde o RMB será desenvolvido, licenças já obtidas e investimentos até aqui. O RMB será construído em Iperó, município do interior paulista, distante cerca de 110 Km de São Paulo, em terreno ao lado do Centro Experimental de ARAMAR da Marinha Brasileira. Os pesquisadores também convidaram o ministro a visitar o local.
Fonte: MCTI