China aprova quatro novos reatores nucleares

O Conselho de Estado da China aprovou a construção de duas unidades CAP1000 como fase I da usina nuclear de Lianjiang na província de Guangdong e duas unidades Hualong One como fase II da usina de Zhangzhou na província de Fujian.

A decisão de aprovar os projetos foi tomada durante uma reunião de 14 de setembro presidida pelo primeiro-ministro Li Keqiang.

“A fim de melhorar a capacidade de segurança energética e promover o desenvolvimento verde, a reunião decidiu aprovar os projetos de energia nuclear da Fase II de Zhangzhou em Fujian e Lianjiang Fase I em Guangdong, que foram incluídos no plano e têm condições maduras”, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

Duas unidades CAP1000 – a versão chinesa do AP1000 – estão previstas para a primeira fase da usina de Lianjiang, um projeto da State Power Investment Corporation (SPIC). Outros quatro CAP1000 estão previstos para a segunda fase do projeto.

Com uma capacidade total instalada de energia nuclear de 8,09 GW, a SPIC é uma das três principais desenvolvedoras e operadoras de energia nuclear na China. Possui seis unidades de energia nuclear em operação, quatro em construção e uma série de locais reservados para projetos futuros.

Leia mais sobre energia nuclear na China:
China acelera projeto e demonstração de SMR na usina de Changjiang
Sexto reator inaugurado na usina de Hongyanhe, maior complexo nuclear da China

Em maio de 2014, o governo local deu aval para a Fase I da fábrica de Zhangzhou, compreendendo duas unidades AP1000. A Administração Nacional de Segurança Nuclear deu aprovação em dezembro de 2015 para as unidades AP1000 e confirmou a seleção do local em outubro de 2016. A construção da Fase I estava prevista para começar em maio de 2017. No entanto, a China National Nuclear Corporation (CNNC) decidiu posteriormente usar o design HPR1000 (Hualong One). Mais duas unidades Hualong One estão previstas para a Fase II da planta e mais duas propostas para a Fase III.

A construção do Zhangzhou 1 começou em outubro de 2019, com a da unidade 2 começando em setembro de 2020. As unidades estão programadas para entrar em operação comercial em 2024 e 2025, respectivamente.

A CNNC emitiu a avaliação de impacto ambiental para as unidades 3 e 4 de Zhangzhou em outubro de 2020.

O projeto pertence à CNNC-Guodian Zhangzhou Energy Company, criada pela CNNC (51%) e china Guodian Corporation (49%).

Em abril, a construção de dois novos reatores em cada uma das usinas nucleares de Sanmen, Haiyang e Lufeng, na China, foi aprovada pelo Conselho de Estado. As aprovações foram para as unidades Sanmen 3 e 4, Haiyang 3 e 4 e as unidades 5 e 6 da usina Lufeng.

Fonte: World Nuclear News