O primeiro-ministro Boris Johnson apoiou os planos de financiar parcialmente a usina nuclear Sizewell C na costa de Suffolk, disseram fontes de Whitehall.
Espera-se que o governo confirme que investirá no projeto estimado em 20 bilhões de libras dentro de semanas.
Deu o autorização para a nova fábrica em julho, com negociações sobre a captação de recursos para a continuidade do desenvolvimento.
Outras fontes disseram que uma decisão final será tomada em 2023 e caberá ao novo primeiro-ministro tomar.
O projeto, financiado principalmente pela empresa francesa de energia EDF, deverá gerar cerca de 7% das necessidades de eletricidade do Reino Unido e operar por 60 anos.
Ele seria construído ao lado do Sizewell B existente, que ainda está gerando eletricidade, e sizewell A, que foi desativado.
A EDF disse que a nova usina de dois reatores poderia gerar 3,2 gigawatts (GW) de eletricidade, o suficiente para cerca de seis milhões de casas.
Uma confirmação governamental de sua decisão de investimento permitiria que o capital privado fosse levantado para ajudar a financiar o desenvolvimento.
Mas fontes disseram que uma decisão final será tomada pelo novo primeiro-ministro.
Uma carta vazada ao Sunday Times mostra que o secretário-chefe do Tesouro – Simon Clarke – levantou preocupações de que uma decisão agora.
De acordo com o documento, o senhor deputado Clarke diz que os custos do Sizewell C são “suficientes para afetar materialmente os gastos e as escolhas fiscais para um governo de entrada, especialmente no contexto de pressões mais amplas sobre as finanças públicas”.
A BBC procurou o Sr. Clarke para comentar, mas uma fonte do governo sugeriu que ele estava cumprindo seu dever como secretário-chefe.
Um porta-voz do governo disse: “A energia nuclear tem um papel fundamental a desempenhar enquanto trabalhamos para reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis e exposição a preços voláteis globais de gás.
“As negociações ainda estão em curso sobre sizewell C e, como estas são discussões ativas e comercialmente sensíveis, não podemos comentar mais.”
Ativistas anti-nucleares locais se opuseram à usina por vários motivos, incluindo que ela teria um efeito negativo sobre a vida selvagem e o grupo de campanha Stop Sizewell C disse que continuará se opondo ao projeto.
Um porta-voz disse: “Nosso próximo primeiro-ministro deve chamar Sizewell C dentro
“Há tantas maneiras melhores de gastar bilhões de libras do dinheiro dos contribuintes do que em um projeto que não acende uma única lâmpada por pelo menos uma década.”
Fonte: BBC