O projeto de pesquisa no valor de US$ 800.000 garante que a ABS vai desenvolver modelos de diferentes tecnologias avançadas de reatores para aplicações como o comércio marítimo e desenvolver um aviso do setor sobre o uso comercial da energia nuclear moderna.
“As tecnologias nucleares modernas são cada vez mais sugeridas como uma solução potencial para o desafio de descarbonização do transporte marítimo. A tecnologia certamente tem potencial tanto em termos de sua contribuição para a redução de emissões quanto para os estaleiros dos EUA e suas cadeias de suprimentos para alavancar o investimento nacional no desenvolvimento de energia nuclear terrestre”, disse Patrick Ryan, vice-presidente sênior de engenharia e tecnologia da ABS.
Leia mais sobre propulsão nuclear:
EUA investem em novas tecnologias nucleares para uso aeroespacial
Embarcação movida à energia nuclear para dessalinização de água
No entanto, muitas perguntas precisam ser respondidas com um foco fundamental na segurança.
Apoio ao projeto fornecido pelo Centro Nacional de Inovação de Reatores (NRIC) do Departamento de Energia, com sede no Laboratório Nacional de Idaho, incluindo ajudar a propor como uma demonstração nuclear marítimo poderia ocorrer.
A diretora da NRIC, Ashley Finan, “há uma tremenda oportunidade para reduzir as emissões no transporte marítimo, bem como o crescente interesse dos setores nucleares marítimos e avançados, e temos o prazer de fazer parte deste importante trabalho.”
Além disso, a ABS foi contratada pelo DOE para apoiar pesquisas sobre reatores de sal derretido (MSR) que estão sendo realizadas pela Universidade do Texas.
Fonte: SeaTrade Maritime