O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, anunciou na quinta-feira (4) que o governo vai lançar um programa de estímulo a empreendimentos de mineração sustentáveis.
Aproveitando a participação em solenidade de abertura do fórum de investimentos em mineração realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Sachsida apresentou, em linhas gerais, os objetivos do programa, chamado de Empreendedor Verde e que, conforme indicou, deve buscar uma redução da ilegalidade nas atividades de mineração.
“O que destrói o meio ambiente é a ilegalidade. Quando você traz o empreendedor verde para a legalidade, ele vai preservar o meio ambiente. É isso que nós acreditamos, e é isso que vamos incentivar”, declarou o ministro, acrescentando que detalhes do programa, considerado fundamental, serão divulgados nas próximas semanas.
Sachsida citou a Austrália e, principalmente, o Canadá como referências de mineração sustentável no mundo. “Serão o norte do ministério de Minas e Energia em mineração.”
Segundo o ministro, o País precisa buscar uma mineração ambientalmente responsável, com importantes impactos sociais, de forma que este será o objetivo do novo programa.
Fonte: Estadão E-Investidor