O Engenheiro Celso Cunha foi reeleito para um mandato de dois anos à frente da ABDAN – Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares. A eleição aconteceu na reunião da Diretoria e Conselho Consultivo, realizada no dia 26 de março de 2018. Anteriormente, Cunha já havia sido eleito para completar o biênio de 2018.
Em menos de um ano à frente da ABDAN, Cunha conseguiu, juntamente com a diretoria, avanços significativos para o setor, como trazer à discussão a necessidade de um entendimento maior por parte da sociedade dos benefícios da energia nuclear, e a viabilidade da retomada das obras de Angra 3.
Neste aspecto ele tem sido enfático: “É mais caro hoje deixar de construir a usina do que fazê-la. Os equipamentos estão lá, desativar aquilo seria uma fortuna, teria de se indenizar muita gente. É uma discussão ridícula. O consumidor está pagando muito mais por causa da tarifa pela crise hídrica”, avalia.
Recentemente, por conta do seminário internacional “The World Nuclear Industry Today”, organizado pela World Nuclear University (WNU), Cunha conseguiu trazer a ABDAN para um lugar de destaque em âmbito mundial.
Em parceria com a WNU, a ABDAN movimentou o setor nuclear com uma intensa agenda de palestras e visitas técnicas. Foi um sucesso não apenas de público, mas também no sentido de trazer boas notícias para a indústria. Com 369 inscritos, a edição deste ano alcançou um recorde absoluto de participantes. Além disso, trouxe para o debate uma série de questões cruciais para o segmento nuclear.
Outra iniciativa bem sucedida foi a criação do Prêmio Mérito Nuclear que foi concedido cinco nomes representativos do setor. Segundo Cunha, a ideia é que em todos os anos sejam premiadas as pessoas que mais contribuem com o setor. “Será um momento para nós juntarmos todos esses agentes que estimulam o segmento”, afirmou.
Para os próximos dois anos de mandato, Cunha já traçou suas metas: “Junto com as empresas que compõe a ABDAN e com a diretoria, vamos intensificar algumas pautas, entre elas a viabilização do empreendimento de Angra 3 e o uso das reservas de urânio” disse.
A DIRETORIA FICOU ASSIM COMPOSTA:
• Presidente: Celso Cunha
• Vice –Presidente: Carlos Isidro Leipner Gomes – Westinghouse
• Vice-Presidente: André Luiz Salgado – Framatome
• Vice-Presidente: Orpet José Marques Peixoto – A F Consult
MEMBROS DO CONSELHO CONSULTIVO:
• Carlos Autran – Amazul
• Paulo Massa – MPE Engenharia
• Sergey Krivolapov – Rosatom
• Antonio Müller
• Aquilino Senra