AIEA e Moscamed juntos contra o ‘Aedes aegypti’

Em sua visita ao Brasil, a Diretora Geral Adjunta da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Najat Mokhtar, e o Chefe Geral do Departamento de Cooperação Técnica, Raul Ramirez, visitaram a Moscamed, escolhida pela AIEA como a primeira biofábrica do mundo a utilizar a tecnologia de raios-x para a esterilização de insetos.

A visita técnica teve como objetivo a assinatura do termo de recondução do Centro de Colaboração para auxiliar a AIEA na implementação de atividades no campo de Programas Operacionais Contra Mosquitos ‘Aedes aegypti’, utilizando a Técnica de Inseto Estéril (TIE). O animal é responsável pela propagação de doenças como dengue, zica e chikungunya.

Durante o evento também houve a entrega oficial de um irradiador de Cobalto60 e uma liberação demonstrativa de machos estéreis no distrito de Carnaíba da cidade de Juazeiro.

Participaram da cerimônia também Rodrigo Said – consultor nacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS); Rogério Felipe Lins Barbosa – Diretor de Gestão Institucional da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Fernando Costa – Secretário de Saúde do Município de Juazeiro/BA.

Fonte: Moscamed