A Nawah Energy Company recebeu uma licença da Autoridade Federal de Regulação Nuclear dos Emirados Árabes Unidos (FANR) para a operação da terceira unidade nuclear em Barakah, abrindo caminho para o início do comissionamento. O vice-presidente da FANR, Hamad Al Kaabi, e o diretor-geral da entidade, Christer Viktorsson, anunciaram que seu conselho havia aprovado a licença de operação em uma entrevista coletiva, realizada em Abu Dhabi. O regulador recebeu todas as verificações necessárias para garantir que a usina esteja pronta para operar, disse Viktorsson: “A licença de operação – como foi para as unidades 1 e 2 – tem duração de sessenta anos e autoriza a empresa de energia Nawah a comissionar e operar a unidade”.
A FANR recebeu o pedido de licença de operação da unidade 3 em 2017 e, desde então, realizou uma revisão completa da documentação, supervisão regulatória e inspeções, disse Vitkorsson. As avaliações incluíram o projeto do reator, sistemas de resfriamento, sistemas de segurança, preparação para emergências, gerenciamento de resíduos radioativos e outros aspectos técnicos. O regulador também avaliou a prontidão operacional e de mão de obra de Nawah para garantir a operação segura da usina nuclear. O processo de revisão da solicitação de 14.000 páginas incluiu mais de 120 inspeções, bem como solicitações de informações adicionais.
“Temos garantia confiável de que a operadora – Nawah Energy Company – está pronta para operar a unidade 3 da usina nuclear de Barakah”, disse Christer Viktorsson. A Nawah passará agora por um período de comissionamento, durante o qual os inspetores residentes da FANR realizarão inspeções 24 horas por dia para garantir que o carregamento de combustível e os testes sejam realizados de acordo com os requisitos regulamentares, antes da operação comercial. A construção da unidade 3 – uma das quatro unidades APR-1400 projetadas pela Coréia em Barakah, na região de Al Dhafra do Emirado de Abu Dhabi – começou em 2014 e foi declarada concluída em novembro de 2021. As duas primeiras unidades, que entraram em operação comercial em abril de 2021 (unidade 1) e março deste ano (unidade 2), estão fornecendo 2.800 MW à rede dos Emirados Árabes Unidos e a empresa se comprometeu a fornecer até um quarto das necessidades de eletricidade do país. A Unidade 4 está agora mais de 92% de avanço concluído.
Fonte: Petronotícias