Após três meses de construção da fundação, o primeiro tanque de concreto foi oficialmente derramado na Estação de Vapor do Projeto de Energia Nuclear de Tianwan, marcando o início da construção do primeiro projeto de fornecimento de vapor de energia nuclear industrial da China. As informações são da China National Nuclear Corporation (CNNC).
O fornecimento de vapor nuclear é uma nova maneira de usar o calor das usinas nucleares para atender à demanda de vapor na indústria petroquímica, reduzir o consumo de energia e eliminar a poluição ambiental.
O vapor principalmente é extraído do circuito secundário da unidade de energia nuclear como fonte de calor e, após a troca de calor em vários estágios, o calor é finalmente transferido para o usuário final através da rede de tubulação de vapor industrial.
De acordo com a pessoa responsável pela Jiangsu Nuclear Power da CNNC, a Estação de Vapor do Projeto de Energia Nuclear de Tianwan usa o vapor das Unidades 3 e 4 da fase 2 do projeto como fonte de calor, e o transporta para a Base Industrial Petroquímica de Lianyugang para produção industrial.
O projeto tem um investimento total de 730 milhões de yuans, com um prazo de construção de 24 meses, com previsão de início da operação até o final de 2023.
“De acordo com as estimativas, após a conclusão do projeto, ele pode fornecer 4,8 milhões de toneladas de vapor industrial para a Base Petroquímica de Lianyungang todos os anos, economizando mais de 700 mil toneladas de metas de emissão de carbono, e reduzindo a queima de 400 mil toneladas de carvão”
“É equivalente a diminuição de emissão de 1,07 milhão de toneladas de gás carbônico, 184 toneladas de dióxido de enxofre e 263 toneladas de óxidos de nitrogênio, o que equivale a 2.900 hectares de área de reflorestamento recém-plantado”, disse o responsável.
Fonte: China2Brazil