Nuclear Summit 2022 reúne grandes nomes da indústria e oferece curso sobre SMRs

fotocapa2


Uma novidade e tanto na programação anual de eventos do setor de energia do Brasil. Entre os dias 25 e 28 de abril, a Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) realizará a primeira edição do Nuclear Summit. O encontro foi pensado como um grande fórum para discutir as tendências do setor nuclear brasileiro à luz dos grandes movimentos mundiais. O evento foi idealizado pela ABDAN e conta com a parceria da Associação Nuclear Mundial (WNA, na sigla em inglês) e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A lista de convidados já conta com nomes de peso, como o diretor da AIEA, Rafael Grossi, a diretora-geral da WNA, Sama Bilbao & Léon, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, entre outros. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas neste link.

Além das palestras de personalidades de renome do setor, outro grande ponto alto do evento será o inédito curso sobre pequenos reatores modulares (SMRs). Com um  novo design, e menores custos de implantação, essa tecnologia tem sido apontada como o futuro da indústria nuclear. Adicionalmente, por oferecerem flexibilidade, os SMRs também podem ser usados como complemento às usinas movidas por fontes variáveis, como eólica e solar.

Além disso, o Nuclear Summit abrirá uma janela de discussão sobre as oportunidades de negócios na geração nuclear nos próximos anos no Brasil. A Eletronuclear trabalha para avançar junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para a extensão por 20 anos do prazo da operação de Angra 1. Ao mesmo tempo, a empresa avança na retomada das obras de Angra 3. Em paralelo, o Plano Nacional de Energia (PNE) 2050 indicou a construção de mais 10 GW de geração de energia nuclear, o que representaria cerca de oito novas usinas dentro desse horizonte.

O Nuclear Summit também vai debater a presença de mulheres no segmento. A participação feminina no setor nuclear vem crescendo e é incentivada internamente pela própria indústria. As informações sobre a programação do evento, bem como a lista completa dos palestrantes está disponível no site oficial do encontro.

Saiba mais e se inscreva em https://nuclearsummit2022.com/

Fonte: Petronotícias