O presidente da INB, Carlos Freire Moreira, e o assessor Corporativo de Licenciamento Nuclear e Ambiental, Salvaguardas e Qualidade, Edmundo Ribeiro Filho, estiveram presentes na cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) 2022 -2050, que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, na sexta-feira (11/03). A INB forma, em parceria com a empresa privada Galvani, o Consórcio Santa Quitéria que visa a produção de fertilizantes fosfatados, fosfato bicálcico e concentrado de urânio na jazida de Itataia localizada no Ceará. Representando a Galvani, estavam o CEO, Marcos Stelzer, e Rodolfo Galvani Jr, presidente do Conselho de Administração e diretor de Projetos.
Elaborado pelo Governo Federal, o Plano traz medidas para os próximos 28 anos focadas em diminuir a atual dependência do produtor rural brasileiro em relação aos fertilizantes importados e aumentar a produção nacional. O Projeto Santa Quitéria, que foi incluído no PNF, irá contribuir nesse sentido com a produção do equivalente a 25% da demanda de fertilizantes fosfatados na região Norte e Nordeste.
O evento contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro; da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do ministro da Economia, Paulo Guedes; e do Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Rocha.
Fonte: INB