Webinar discute e desmistifica radioatividade em alimentos

Retomada a série de webnários Journal Club CERPQ, desta vez com o recorte ‘radioatividade em alimentos’.

A engenheira em alimentos Mychelle Rosa e o químico Paulo Silva, ambos com doutorado em Tecnologia Nuclear pelo IPEN –USP discutiram o tema com transmissão pelo canal Reator 57 no YouTube.

Assista no link: https://www.youtube.com/watch?v=GB7RpxPE7lo

O Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ) do IPEN-CNEN dá início ao ciclo de webinários de divulgação científica sobre as pesquisas desenvolvidas com técnicas nucleares utilizando o Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1.

A apresentação que abriu o ciclo de 2022 tem abordando a radioatividade existente em alimentos naturais ou processados e a determinação dos radionuclídeos naturais existentes nas amostras analisadas. Os alimentos eram provenientes da região de Poços de Caldas, MG, local considerado de elevada radioatividade natural. A localidade possui alta concentração de urânio e tório, elementos radioativos naturais.

Mychelle M.L. Rosa graduou-se em Engenharia de Alimentos pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal. Têm mestrado e doutorado em Ciências no programa de Tecnologia Nuclear com ênfase em Aplicações pelo IPEN-USP. Estagiou no Laboratório de Poços de Caldas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (LAPOC-CNEN) analisando com radionuclídeos em matrizes ambientais e alimentícias. Atualmente trabalha na empresa Ambientis Radioproteção como química responsável por análises radiométricas.

O químico Paulo Sérgio C. Silva é formado pelas Faculdades Osvaldo Cruz, mestre em geofísica nuclear pelo Instituto de Astronomia e Geofísica da USP e doutor em Tecnologia Nuclear pelo IPEN/USP. Pesquisador do IPEN desde 2010, atua com a aplicação de métodos analíticos nucleares aplicados ao estudo do meio ambiente, saúde, materiais radioativos de ocorrência natural, resíduos de mineração e caracterização de rejeitos radioativos.

Fonte: IPEN