O Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ (GESEL), a Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) e o Instituto ICT RESEL realizarão no dia 10 de março, a partir das 10h30, um webinar para discutir as perspectivas internacionais dos reatores de pequeno porte (SMRs, na sigla em inglês). As informações sobre as inscrições no evento virtual estão disponíveis no site do GESEL.
O objetivo do encontro é examinar o estado da arte dos SMRs no campo da segurança, regulação e comercialização de energia elétrica, a fim de gerar subsídios para a incorporação desta tecnologia no Setor Elétrico Brasileiro frente aos desafios do processo de transição energética.
Como noticiamos recentemente, o presidente Jair Bolsonaro disse durante sua viagem à Rússia que o Brasil tem interesse na tecnologia dos SMRs. Esse tipo de reator tem sido avaliado como uma possível solução para a expansão da energia nuclear no país.
A ABDAN começou a preparar em janeiro, em parceria com o GESEL/UFRJ, um estudo para identificar todas as barreiras de entrada dos SMRs na matriz energética brasileira. A expectativa é que a pesquisa dure cerca de quatro meses, com os resultados sendo anunciados entre abril e maio deste ano.
“O mundo todo está correndo atrás dessa tecnologia, pois possui uma série de vantagens adicionais que os grandes reatores não têm. Por exemplo, esses reatores modulares reduzem os riscos em termos econômicos. Por serem reatores menores, o volume de financiamento exigido também é menor”, comentou o presidente da ABDAN, Celso Cunha.