Produção mundial de isótopos medicinais afetada

O reator nuclear em Petten, que foi desligado por quatro semanas devido a um vazamento, não será reiniciado até 17 de março, no mínimo. No entanto, ainda é incerto se esse cronograma é realista, disse um porta-voz do operador de reator NRG. O vazamento do sistema de resfriamento foi encontrado no teto de um porão, e impediu que o reator voltasse a funcionar após a manutenção.

Centro de pesquisa de energia nuclear em Petten – Crédito: Foto: Svdmolen / Wikimedia Commons

“Estamos em fase de preparação antes do reparo. Fizemos uma proposta que deve ser aprovada pelo nosso supervisor, a Autoridade de Segurança Nuclear e Proteção contra Radiação (ANVS). Uma vez concluído esse processo, podemos começar a ajustar o sistema de resfriamento, então podemos reiniciar o reator”, disse o porta-voz.

Petten é o maior fornecedor mundial de radioisótopos médicos que são usados para diagnosticar câncer, e para tratar pessoas com a doença. Os isótopos são usados para irradiar câncer metastático. Eles também podem ser usados para tratar pacientes com doenças cardiovasculares, e aqueles com infecções.

O reator Petten é responsável por 40% da participação de mercado global de radioisótopos. Enquanto outro reator na Bélgica foi fechado devido à manutenção planejada, o reator holandês até forneceu metade do suprimento mundial. A Bélgica e os Países Baixos são responsáveis conjuntamente por 65% dos isótopos médicos fornecidos no mundo.

Por enquanto, os pacientes hospitalares podem ser acomodados com radioisótopos de outros reatores ao redor do mundo, de acordo com o porta-voz do NRG. “Mas se ficarmos fora de operação por mais tempo do que o previsto em 17 de março, então teremos uma situação diferente e então teremos que reavaliar. Se vermos que não vamos cumprir a data-alvo, podemos ver como os outros reatores podem lidar com isso de uma maneira diferente.”

A Associação Holandesa de Medicina Nuclear (NVNG) indicou no início de fevereiro que alguns hospitais nos Países Baixos não podem realizar tantos exames de pacientes quanto gostariam, devido aos problemas em Petten. A organização divulgará uma nova estimativa sobre a situação na terça-feira.

Fonte: NL Times