A Eletronuclear já começou a transferir os combustíveis usados de Angra 1 para a Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS), localizada na central nuclear de Angra dos Reis. Até o momento, dois cascos – conhecidos como Hi-Storms, com 37 elementos cada – foram armazenados no depósito. No total, serão transferidos para a UAS 222 combustíveis da usina, inseridos nesses recipientes. A atividade deve ser concluída até março.
Além dos dois Hi-Storms de Angra 1, o depósito já conta com nove invólucros de Angra 2, contendo 288 elementos combustíveis usados da usina, transferidos no ano passado. A transferência realizada nas duas plantas abrirá espaço nas piscinas de armazenamento para mais cinco anos de operação de cada unidade geradora. No entanto, a UAS comporta até 72 módulos, com capacidade para armazenar combustível usado até 2045.
Para realizar a atividade, a Eletronuclear conta com o apoio da empresa americana Holtec, fornecedora da tecnologia da UAS, cuja equipe de especialistas está realizando a transferência dos combustíveis irradiados, sob coordenação da companhia brasileira. A solução tecnológica empregada pela Eletronuclear para o armazenamento de combustíveis usados é largamente utilizada no mundo. Apenas nos EUA, há cerca de 80 instalações em operação similares à UAS.
Fonte: Eletronuclear