A Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) foi uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Líderes da Energia. A cerimônia de entrega aconteceu presencialmente em São Paulo e reuniu diversos executivos do setor energético brasileiro. Ao todo, foram 23 categorias com três ganhadores em cada. A ABDAN foi uma das vencedoras na categoria “Entidades Setoriais”. A associação tem sido uma importante voz na promoção da tecnologia nuclear no Brasil.
O presidente da ABDAN, Celso Cunha (foto à direita), disse que o setor nuclear brasileiro está vivendo um momento de ascensão. “Vivemos hoje a retomada das obras de Angra 3, mas também é interessante destacar a reabertura da mina de Caetité, na Bahia, além do avanço do programa de propulsão nuclear, com o projeto do submarino Álvaro Alberto”, disse.
Cunha destacou ainda os avanços no Plano Nacional de Energia 2050, que sinalizou de 8 a 10 GW de nova geração nuclear na matriz energética brasileira ao longo dos próximos 30 anos.
No total, foram premiados 69 players Líderes da Energia escolhidos pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia, que organizou o evento. A lista foi baseada em pesquisa de mercado e votação aberta pelo site da Full Energy.
Ao final da premiação, o Grupo Mídia elegeu a Agência Nacional do Petróleo (ANP) como a grande Líder do Ano. A homenagem foi recebida por Paulo Fraga (foto à esquerda), Chefe do Núcleo Regional de Fiscalização do Abastecimento de São Paulo da agência.