Realizada em Brasília entre os dias 7 e 9 de dezembro, a 6ª Mostra BID Brasil, principal evento da indústria de defesa e segurança do país, reúne mais de 80 expositores, entre eles empresas associadas à ABDAN, como a Amazul e a Nuclep.
O estande da Amazul destaca os produtos estratégicos de defesa da empresa e o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).
No local, os visitantes recebem informações sobre o Projeto de Concepção do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro, reconhecido como Produto Estratégico de Defesa (PED) desde fevereiro de 2014.
Embora não seja um produto de defesa, a Amazul também apresenta o RMB, tendo em vista a iminente conclusão, em 17 de dezembro, do Projeto Detalhado do Prédio do Reator e Auxiliares a ser entregue à Comissão Nacional de Energia Nuclear. Empreendimento de elevado alcance social, o RMB permitirá ao Brasil se tornar autossuficiente na produção de radiofármacos usados no diagnóstico e na prevenção de doenças como o câncer.
Desde maio de 2017, a Amazul investiu 544 mil horas de trabalho no detalhamento do RMB, considerando a elaboração de projetos e as atividades de acompanhamento e fiscalização dos serviços executados pela empresa argentina Invap. Nesse período, foram produzidos 3.842 documentos em todas as especialidades da engenharia e verificados 5.348 documentos produzidos pela Invap.
Na dia de abertura do evento, o estande da Nuclep foi visitado pelo Comandante da Marinha do Brasil, AE Almir Garnier Santos, onde a empresa apresenta seus trabalhos e sua importância para o país.
“A nossa presença em um dos mais importantes eventos de Defesa e Segurança do país, ratifica a importância da NUCLEP como Empresa Estratégica de Defesa Nacional, seu papel fundamental para o Programa de Submarinos da Marinha e, principalmente, na construção do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear do Brasil ”, afirmou o presidente da Nuclep,CA (RM1) Carlos Henrique Silva Seixas.