A Eletronuclear começou a distribuição de calendários da empresa, que fazem parte da campanha de esclarecimento da companhia sobre o Plano de Emergência da Central Nuclear de Angra dos Reis.
Entregue de porta em porta, a edição de 2023 do calendário contará com quatro versões: uma institucional, outra para os moradores e permissionários de Praia Brava e duas para as Zonas de Planejamento de Emergência (ZPE), uma compreendendo as ZPE de 3-5 e outra de 10-15. Sob as lentes do fotógrafo José Amâncio Sobrinho, a edição 2023 do calendário anual busca promover uma das grandes expressões culturais de um povo: o artesanato. A cada bimestre, pode-se apreciar alguns exemplares das artes caiçara, quilombola e indígena guarani e pataxó.
A cada ano, aproximadamente 60 mil exemplares do calendário são distribuídos em bairros de Angra e Paraty situados num raio de 15km da Central Nuclear. O objetivo é divulgar informações sobre o plano, incluindo orientações para os moradores em caso de emergência.
O Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) é uma medida de segurança e tem caráter preventivo, isto é, as ações são implementadas antes que ocorra qualquer comprometimento à saúde e à segurança da população. Implantado antes mesmo de Angra 1 começar a funcionar, o PEE/RJ foi desenvolvido por especialistas de diversas organizações nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Fonte: A Tribuna