Há pouco mais de uma semana, uma cerimônia marcou o lançamento do “primeiro concreto” da Unidade 2 da Usina Nuclear de El-Dabaa ocorreu no canteiro de obras de El-Dabaa, no Egito, dando início à principal fase de construção de Unidade 2 do Projeto da Usina Nuclear de El-Dabaa.
A cerimónia contou com a presença de S.E. Dr. Mohamed Shaker El-Markabi, Ministro de Eletricidade e Energia Renovável, Dr. Amged El-Wakeel, Presidente do Conselho da Autoridade de Usinas Nucleares (NPPA), Dr. Alexey Likhachev, Diretor Geral da Rosatom, Dr. Alexander Korchagin, Senior Vice-presidente de gerenciamento de projetos NPP da ASE JSC e as equipes de projeto da Rosatom State Corporation Engineering Division e da NPPA.
A cerimônia segue a emissão pela Autoridade Reguladora Nuclear e Radiológica do Egito da licença de construção para a Unidade 2 da Usina Nuclear de El-Dabaa em 31 de outubro de 2022.
O Dr. Mohamed Shaker, em seu discurso de boas-vindas aos participantes, declarou: “A equipe egípcio-russa está demonstrando os mais altos níveis de excelência profissional e está alcançando marcos importantes para o Projeto da Usina Nuclear de El-Dabaa bem antes do previsto. É simbólico que um evento tão importante como o lançamento do primeiro concreto da placa de fundação da Unidade 2 da Usina Nuclear de El-Dabaa coincida com o aniversário de S.E. Abdel Fattah El Sisi, o presidente do Egito, que é a força motriz por trás do projeto da Usina Nuclear de El-Dabaa e muitos outros megaprojetos atualmente sendo implementados no Egito. Estou confiante de que o projeto da Usina Nuclear de El-Dabaa terá um impacto significativo na vida de todos os egípcios e também permitirá que o Egito ocupe seu lugar entre outros líderes regionais na indústria nuclear”.
Enfatizando a importância do evento, o Dr. Alexey Likhachev destacou: “A construção da Unidade 2 da Usina El-Dabaa mostra que o projeto está ganhando ritmo. A Rosatom continua seu trabalho ativo no exterior: estamos construindo 34 unidades de energia em 11 países. Mas o projeto no Egito tem uma importância especial para nós, pois El-Dabaa se tornará a primeira usina nuclear do continente africano construída com tecnologia russa. Este é o maior projeto de cooperação russo-egípcia desde a construção da represa de Aswan. O start-up da NPP desempenhará um papel crucial na vida social, econômica e tecnológica do Egito e dará impulso a uma transição gradual da indústria e economia do país para fontes de energia de baixo carbono. Isso criará uma base sólida para um desenvolvimento confiável e sustentável no Egito nas próximas décadas. Parabenizo nossos colegas e parceiros egípcios por alcançar este importante marco!”
Em seu discurso aos participantes, o Dr. Amged El-Wakeel, presidente do conselho da NPPA, refletiu sobre os sucessos do projeto da Usina Nuclear de El-Dabaa, afirmando: “O início da fase principal de construção das Unidades 1 e 2 este ano é uma grande conquista para o projeto da Usina Nuclear de El-Dabaa e demonstra o nível de apoio que o projeto recebeu da liderança de nossos dois países. Devo aproveitar esta oportunidade em nome da NPPA para expressar minha mais profunda gratidão aos nossos parceiros russos por seu apoio na implementação deste projeto histórico. O que alcançamos juntos é um verdadeiro reflexo de nossa cooperação frutífera. Também estou entusiasmado com o progresso que o Egito fez ao se estabelecer como líder regional no campo do uso pacífico da energia nuclear, que acredito firmemente que pode ser de grande benefício para o Oriente Médio e o Norte da África como um todo”.
O Dr. Alexander Korchagin, vice-presidente sênior de gerenciamento de projetos NPP da ASE JSC, acrescentou: “Em julho de 2022, o projeto da Usina Nuclear El-Dabaa testemunhou um marco importante, o primeiro concreto da Unidade 1. Hoje demos outro passo significativo, com o início da fase principal de construção da Unidade 2. O trabalho conjunto coordenado da NPPA e ASE JSC nos permitiu alcançar um progresso notável na implementação do projeto da Usina Nuclear de El-Dabaa”.
Fonte: Rosatom