Abdan homenageia personalidades do mercado que se destacaram no setor nuclear em 2022

Celebrar os feitos do passado, mas sempre de olho nos desafios que ainda estão por vir. Esse foi o tom que ditou a cerimônia de premiação do Nuclear Legacy, evento realizado nesta semana pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN). O encontro aconteceu no Palácio do Itamaraty, no Centro do Rio de Janeiro (RJ) e marcou a premiação de personalidades e membros do mercado que se destacaram por suas contribuições ao setor nuclear: a Dra. Annelise Fischer Thom, o embaixador Carlos Duarte, o diretor da Eletronuclear Ricardo Luis Pereira dos Santos, o diretor da INB Marcio Adriano Coelho da Silva e o Vice-Almirante Guilherme Dionizio Alves. O editor-chefe do Petronotícias, Paulo da Luz, também recebeu o prêmio, na inédita categoria de Comunicação.

Na abertura da cerimônia, o presidente da ABDAN, Celso Cunha, destacou os recentes avanços conquistados pelo setor nuclear. No entanto, ele apontou uma série de desafios que ainda precisam ser superados. Um deles é a construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), projeto que visa garantir a autossuficiência brasileira na produção de radiofármacos. O empreendimento já está com o projeto detalhado concluído. No entanto, faltam verbas para começar a construção. O RMB é orçado atualmente em cerca de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões), verba que seria usada ao longo de cinco anos. Para Cunha, esse valor poderia ser completamente repassado pelo poder público dentro de cinco anos, tendo em vista o tamanho do orçamento disponível para o SUS.

Celso Cunha defendeu também que é preciso vontade política para destravar o RMB e outros importantes projetos do setor nuclear brasileiro. Aproveitando a presença do deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ), o presidente da ABDAN defendeu a criação de uma bancada parlamentar da indústria nuclear brasileira. Prestes a assumir um novo mandato em 2023, o deputado federal se comprometeu a trabalhar em Brasília para a criação da bancada. Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da INB, Carlos Freire, o Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o ex-ministro de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Albuquerque, e a Chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Rio de Janeiro, Marcia Maro.

Celso Cunha, presidente da ABDAN

HOMENAGENS AOS PERSONAGENS DE DESTAQUE DO SETOR NUCLEAR

Durante o evento, foram homenageadas personalidades do setor em 6 categorias com a Medalha Honra ao Mérito Nuclear: a Dra. Annelise Fischer Thom é assessora técnica científica do departamento de Imagem do Hospital Albert Einstein e ganhou o prêmio na categoria Medicina Nuclear. O embaixador Carlos Duarte, chefe da missão diplomática brasileira na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), conquistou a medalha de Relações Institucionais. Já o diretor de Operação e Comercialização da Eletronuclear, Ricardo Luis Pereira dos Santos, recebeu a medalha por Desenvolvimento do Setor Nuclear. Marcio Adriano Coelho da Silva, diretor de Produção do Combustível Nuclear da INB, ganhou pela Pesquisa e Inovação. O Vice-Almirante Guilherme Dionizio Alves, diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, conquistou o prêmio na categoria Tecnologia e Defesa.

Por fim, o jornalista Paulo da Luz, editor-chefe do veículo PetroNotícias, ganhou a medalha pela categoria Comunicação. “O Petronotícias tem 11 anos de vida e desde sempre dedica uma parte importante do seu noticiário ao setor nuclear. Trata-se de um segmento que tem importância vital não apenas para geração de energia, mas também para outros setores, a exemplo da agricultura, e da medicina nuclear”, declarou Paulo da Luz.

Sabendo da nossa função como veículo de imprensa, temos um papel importante para ajudar a desmistificar a energia nuclear, noticiando para a sociedade brasileira quais são as vantagens e benefícios que o nosso país alcança por meio dos projetos do setor nuclear”, completou. O editor-chefe do Petronotícias foi representado no evento pelo repórter Davi de Souza.

Fonte: Petronoticias