De 8 a 11 de novembro, a Eletronuclear participa da 13ª edição do Seminário Internacional de Energia Nuclear (Sien).O evento ocorre na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), localizada na capital fluminense.
Com o tema “A tecnologia nuclear, amiga do clima, do homem e do planeta”, o seminário abordará aplicações da energia nuclear em áreas como geração de eletricidade, agricultura, meio ambiente, indústria e medicina, bem como será palco de debates estratégicos, políticos e sociais. O seminário será realizado de forma híbrida, tanto presencialmente quanto on-line.
Principal patrocinadora do evento, a Eletronuclear será representada na abertura do evento pelo novo presidente da empresa, Eduardo Grand Court. Além disso, especialistas da companhia farão parte de diversos painéis durante a semana.
Na terça-feira (8), das 10h10 às 11h20, o ex-presidente, engenheiro nuclear e especialista em segurança e radioproteção da Eletronuclear, Leonam Guimarães, ministra a palestra “Custo da energia nuclear x mudanças climáticas – por uma matriz colaborativa”.
Angra 3 em pauta
Em seguida, das 11h30 às 12h30, o coordenador da Diretoria da Usina Nuclear de Angra 3, Roberto Travassos, fará parte de debate na mesa 2 sobre o tema “Angra 3: o marco da retomada – modelo de contrato e novas oportunidades de negócio”.
Das 14h10 às 14h40, o coordenador da Diretoria Técnica, José Augusto Amaral, apresenta a palestra “Projeto de extensão de vida útil da usina de Angra 1”.
Já na quarta-feira (9), das 9h às 10h40, o chefe do Departamento de Desenvolvimento de Novos Empreendimentos, Marcelo Gomes, participa do painel 1, cujo tema é “Novas plantas nucleares no Brasil: modelo de negócios e financiamento, sítios e potencial de investimentos”.
Das 14h40 às 16h50, a coordenadora de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Eletronuclear, Karla Lepetitgaland, marca presença no painel 3, com o tema “Estruturação reorganização da cadeia produtiva do setor – menos custos e mais agilidade para os projetos”.
Por fim, na quinta-feira (10), último dia do seminário, a Eletronuclear fará a palestra inicial, das 9h às 9h30. Ela será ministrada pelo chefe da Assessoria de Licenciamento Nuclear e Ambiental, Paulo Gonçalves. O tema será “Mudanças climáticas na estratégia de comunicação com a sociedade”.
Amazul também marca presença
A Amazul também estará no Sien, com o diretor-técnico da empresa, Carlos Alberto Matias, presente na sessão de abertura, nesta terça.
O evento irá enfatizar como a tecnologia nuclear é estratégica para reduzir as emissões de dióxido carbono (responsáveis pelo efeito estufa e as alterações climáticas em todo o planeta) e prover de forma sustentável a população mundial com água potável, alimentos, habitação e energia.
Além da geração de energia, essa tecnologia pode contribuir nas áreas de alimentos (irradiação), água (dessalinização e tratamento de efluentes), tratamento de resíduos, indústria (traçadores radioativos), medicina nuclear (radioisótopos), pesquisa e outras.
O evento tratará ainda de temas como as obras de Angra 3, construção das novas usinas nucleares no Brasil e Política Nuclear Brasileira.
Animação da Amazul
A comunicação também é estratégica para sensibilizar a sociedade sobre os benefícios da tecnologia nuclear. No Encontro de Comunicação, que acontece no dia 10, o coordenador técnico nuclear da Amazul, Leonardo Dalaqua Junior, será o moderador do painel sobre a Era da Fusão Nuclear.
Nesse dia será exibida a animação infantil “Urânia e a tecnologia nuclear”, produzida por empregados da Amazul, com palestra do assessor de Comunicação Social Charles Magno Medeiros.
Com informações de Defesa em Foco e Amazul