A produção de hidrogênio limpo em uma usina nuclear nos EUA

Mergulho superficial

A Bloom Energy instalará um eletrólito de 240 kW na usina nuclear Prairie Island da Xcel Energy em Welch, Minnesota, para produzir hidrogênio sem emissões, disseram as empresas na segunda-feira.

O design de demonstração foi projetado para criar “caminhos imediatos e escaláveis” para a produção de hidrogênio econômico e limpo, ao mesmo tempo em que agrega valor às usinas nucleares, disseram Bloom e Xcel.

Bloom, uma empresa de células de combustível, espera começar a construir o eletrólito no final de 2023 e começar a executá-lo no início de 2024.

Mergulho profundo

As empresas disseram que o alto calor e vapor produzidos pela instalação da Ilha da Pradaria de 1.100 MW da Xcel alimentará o eletrólito de Bloom para produzir hidrogênio de carbono zero de forma mais eficiente do que a membrana de eletrólito de polímero ou alternativas de eletrólise alcalina, que requerem temperaturas mais baixas.

Essas tecnologias de baixa temperatura precisam de cerca de 40% mais eletricidade para produzir hidrogênio, dando ao eletrólito Bloom uma vantagem de eficiência que deverá reduzir o custo de produção de hidrogênio, disseram as empresas.

As instalações da Prairie Island enfrentam um clima extremo de inverno, levando a Xcel a recorrer à tecnologia da Bloom para seus benefícios de resiliência, de acordo com as empresas.

“Operando de forma confiável e eficiente, acreditamos que a instalação demonstrará como os eletrólitos podem aproveitar a produção de energia do nuclear para apoiar a produção de hidrogênio mesmo em condições adversas”, disseram as empresas.

A Lei de Redução da Inflação fornece uma série de créditos fiscais de energia limpa, inclusive para a produção de hidrogênio. Os proprietários de usinas nucleares poderiam se beneficiar desses créditos fiscais fazendo hidrogênio sem emissões em suas instalações, disseram analistas da S&P Global Ratings em um relatório este mês.

Fonte: Utility Dive