O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN) sedia a Escola de Gestão de Emergências Nucleares e Radiológicas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), de 31 de outubro a 18 de novembro, reunindo 32 participantes de 15 países da América Latina e Caribe. O objetivo é fortalecer a capacidade de preparação e resposta a emergências nucleares e radiológicas.
Participaram da abertura oficial do treinamento, em 31 de outubro, Luis Longoria, diretor do Departamento de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atômica, falando diretamente de Viena, sede do organismo internacional; a diretora do IRD/CNEN Angélica Wasserman e Raul dos Santos, diretor da Escola. Na ocasião, Longoria destacou que a preparação à resposta a emergências é uma prioridade em todos os países e agradeceu à Comissão Nacional de Energia Nuclear e ao instituto, por ter colocado à disposição toda a sua infraestrutura e capacidade, profissionais, instalações. “Haverá muitas práticas, visitas, sessões técnicas”, acrescentou.
Ao dar boas vindas a todos os participantes, a diretora do IRD/CNEN afirmou ter muito orgulho da equipe da Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares e frisou o impacto das atividades institucionais em metrologia, radioproteção ambiental, dosimetria, física médica, todas voltadas ao uso seguro das radiações ionizantes. A capacitação está inserida no âmbito do projeto RLA 9090, voltado ao fortalecimento da infraestrutura regulatória para aprimorar a proteção radiológica na América Latina e Caribe. A oficial técnica AIEA para projetos da América Latina e Caribe Loreta Villanueva acompanha o treinamento e apresenta aos participantes mecanismos da AIEA para aprimorar a formação de recursos humanos e investir em radioproteção.
Um time de especialistas da AIEA ministra as aulas teóricas, tendo como instrutor líder Pablo Fabián Jeréz Veguería. Completam a equipe de profissionais Miguel Angel Cabrera Carrasco; Edgardo Miguel Rodriguez; Marco Artemio Munive Sanchez. Profissionais da Dieme também participarão como instrutores, além de conduzir atividades práticas. Visitas técnicas estão programadas a diversos locais, como o reator de pesquisas Argonauta do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN); as instalações do Hospital Naval Marcílio Dias voltadas ao atendimento a radioacidentados; a Escola de Instrução Especializada do Exército, Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.
Fonte: IRD