Autoridade dos EUA aprova plano de emergência de SMR da NuScale

VOYGR-6-plant-rendering-(UAMPS)

A aceitação pela Comissão Reguladora Nuclear dos EUA da metodologia da NuScale para determinar o tamanho apropriado da Zona de Planejamento de Emergência (EPZ) em torno dos locais de usinas de pequenos reatores modulares (SMR) é um primeiro passo importantíssimo, disse o CEO da empresa. A metodologia agora pode ser usada para determinar uma ZPE para o NuScale SMR que forneça o mesmo nível de proteção ao público que o raio de 10 milhas usado para usinas nucleares existentes nos EUA. Os comentários do CEO da NuScale, John Hopkins, seguiram a decisão do Comitê Consultivo sobre Salvaguardas de Reator (ACRS) da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, publicada em 19 de outubro.

A ZPE é a área ao redor de uma usina nuclear onde considerações especiais e práticas de gestão são pré-planejadas e exercidas em caso de emergência. Os requisitos para o planejamento de emergência dos EUA (e dimensionamento de EPZs, que são baseados em um caminho genérico de exposição à pluma com um raio de 10 milhas) são estabelecidos no regulamento NUREG-0396, emitido em 1978 – e baseado em grandes reatores.

“Desde então, a base de conhecimento e as ferramentas analíticas avançaram consideravelmente, permitindo uma abordagem mais mecanicista e sistemática para dimensionar a EPZ do caminho de exposição à pluma, em vez de usar um raio de EPZ genérico delimitador”, disse o ACRS em sua decisão.

Os “termos de origem” – os tipos e quantidades de materiais radioativos ou perigosos que poderiam ser liberados após um acidente – são muito menores para SMRs do que para grandes reatores. Os projetos de SMR também incorporam considerações de planejamento de emergência como parte do projeto, com margens de segurança aprimoradas e sistemas de segurança passivos ou inerentes incorporados. Tais reatores são, portanto, considerados como exigindo uma ZPE muito menor do que plantas maiores – uma consideração importante para a localização.

O reator de água pressurizada integrado da NuScale é o primeiro projeto SMR a receber aprovação da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA. A metodologia que a empresa desenvolveu para avaliar o dimensionamento da EPZ do caminho de exposição à pluma para uma planta NuScale SMR é informada sobre o risco, fornece uma abordagem tecnicamente consistente (com NUREG-0396) para o dimensionamento da EPZ e considera adequadamente os impactos sísmicos e multimódulos, o ACRS disse.

O uso do método recém-aprovado significa que uma ZPE limitada ao limite do local da usina é alcançável para uma “ampla gama de locais potenciais da usina” onde uma usina NuScale VOYGR SMR pode ser localizada, disse a empresa. Limitar uma ZPE limitada ao limite do local significa que os usuários da produção da planta, como os receptores de calor de processo, podem estar localizados mais próximos da planta e reduz significativamente os custos de planejamento de emergência para os proprietários da planta.

A segurança é a prioridade da NuScale e, além de nossa aprovação de design em 2020, este endosso de um regulador de classe mundial – o NRC dos EUA – e o ACRS mostra à comunidade global que nossa tecnologia inovadora e incomparável é, acima de tudo, segura“, disse Hopkins. “Isso também significa que a tecnologia revolucionária da NuScale pode ser instalada onde é mais necessária – alimentando nossa economia, comunidades e vidas“.

A NuScale, com sede em Portland, Oregon, planeja construir sua primeira usina de energia SMR para o Projeto de Energia Livre de Carbono da Utah Associated Municipal Power Systems (UAMPS) em um local no Laboratório Nacional de Idaho, com a primeira unidade prevista para começar a gerar energia em 2029.

Fonte: Petronotícias