Terceiro reator da central nuclear dos EAU começa a fornecer energia elétrica

Barakah-3-Oct-2022-(Enec)

A unidade 3 de Barakah está agora fornecendo sua primeira eletricidade à rede elétrica dos Emirados Árabes Unidos. Barakah, a primeira usina nuclear do país, é um componente-chave da Estratégia Net Zero 2050 dos EAU. A unidade APR-1400, projetada pela Coréia do Sul, atingiu a criticidade inicial em setembro e agora passará pelo processo de aumento gradual dos níveis de energia, conhecido como teste de ascensão de energia. Enquanto isso, há um contínuo monitoramento até que a produção máxima de eletricidade seja atingida. Seu proprietário, a Emirates Nuclear Energy Corporation (ENEC), disse que está “perto da operação comercial nos próximos meses.”

A conexão de Barakah 3 à rede, quase exatamente um ano desde a unidade 2, que foi conectada à rede em setembro de 2021, demonstra o “progresso confiável e eficiente” feito na planta, disse o CEO da ENEC, Mohamed Al Hammadi.  “Tiramos as lições de cada unidade para nos ajudar a fornecer eletricidade limpa e abundante estrategicamente significativa para os Emirados Árabes Unidos, com as unidades 1 e 2 comercialmente operacionais e proporcionando uma forte descarbonização do setor de energia. O rápido progresso que está sendo feito em Barakah demonstra as extensas capacidades de megaprojetos dos Emirados Árabes Unidos com eletricidade limpa, ajudando a abastecer residências, empresas, indústrias de alta tecnologia e garantindo a segurança energética e a resiliência da rede dos Emirados Árabes Unidos por pelo menos os próximos 60 anos. Energia nuclear é um componente essencial da Estratégia Net Zero 2050 dos Emirados Árabes Unidos, garantindo a segurança energética e combatendo as mudanças climáticas ao mesmo tempo”, declarou.

As obras de construção da planta de Barakah de quatro unidades começaram em 2012. A primeira unidade entrou em operação e foi conectada à rede em 2020, com a unidade 2 seguindo em 2021. Ambas as unidades estão agora em plena operação comercial. A Unidade 4 está em fase final de comissionamento antes da conclusão da construção. Quando todas as quatro unidades da Usina de Barakah estiverem comercialmente operacionais, elas contribuirão com até 25% das Contribuições Nacionais Determinadas dos Emirados Árabes Unidos para o Net Zero e serão a maior fonte de eletricidade limpa despachável.

Fonte: Petronotícias