Acordo para o desenvolvimento de novos reatores modulares do Reino Unido

A Autoridade de Descomissionamento Nuclear (NDA) do Reino Unido anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Cwmni Egino para apoiar o desenvolvimento de um novo projeto nuclear de pequena escala no Norte do País de Gales.

O MoU permite que o NDA compartilhe informações e conhecimentos sobre as características de suas terras em Trawsfynydd, para alinhar os planos de descomissionamento e as atividades do local com o novo projeto nuclear, e apoiar a Cwmni Egino com o engajamento das partes interessadas e o desenvolvimento de planos socioeconômicos.

Isso ocorre após o anúncio no início deste ano do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (DNEEI) de que o NDA trabalharia ao lado de partes interessadas, incluindo Cwmni Egino, para permitir o engajamento em potenciais desenvolvimentos nucleares futuros no Reino Unido.

A estratégia britânica de segurança energética publicada em abril deste ano fez vários novos compromissos para proteger, limpar e pagar energia britânica a longo prazo, incluindo a entrega de novas e avançadas energias nucleares.

O Ministro dos Negócios, Energia e Estratégia Industrial, Lorde Callanan, disse:

Esta nova relação de trabalho anunciada hoje tem o potencial de beneficiar muito a economia e a segurança energética do nosso país. Isso garantiria mais energia doméstica como parte de nossa mistura mais ampla, e contribuiria para nossa ambição de gerar 24GW de capacidade nuclear até 2030.

Mas isso também será de grande benefício para as pessoas que vivem ao redor de Trawsfynydd, que estão prestes a se beneficiar dos empregos qualificados que isso poderia criar nos próximos anos.

O chefe executivo da NDA, David Peattie, disse:

Estamos nos envolvendo com várias partes interessadas para explorar potenciais usos de nossa propriedade, usando nossa capacidade e expertise para apoiar o Governo na entrega de sua estratégia de segurança energética.

Este é um passo importante, formalizando nosso apoio à Cwmni Egino, e permitindo que o NDA entregue sua missão de desativar nossos locais com segurança e liberar a terra para uso futuro.

O sucesso do projeto em Trawsfynydd também beneficiará a comunidade vizinha ao nosso local de Gales do Norte.

O NDA é acusado, em nome do governo, de limpar os primeiros locais nucleares do Reino Unido com segurança, segurança e custo-benefício, com o objetivo de beneficiar as comunidades locais e o meio ambiente.

Tem um histórico de engajamento e transferência de terras em sua propriedade, e atualmente possui 950 hectares de terras designadas em 17 locais licenciados nucleares.

Cwmni Egino Chefe Executivo, Alan Raymant, disse:

Nossa relação com o NDA é fundamental para a entrega bem sucedida de nossa visão para o desenvolvimento de novas armas nucleares em Trawsfynydd.

Estamos muito satisfeitos que o MoU esteja formalmente no lugar. Estamos ansiosos para trabalhar com o NDA à medida que continuamos a desenvolver nossas propostas que trarão benefícios significativos para as comunidades locais, bem como ajudarão a alcançar a segurança energética e as metas líquidas zero.

Cwmni Egino é a empresa de desenvolvimento criada pelo governo galês em 2021 para impulsionar o desenvolvimento futuro no sítio Trawsfynydd e promover a regeneração econômica e social regional.

O Ministro da Economia Vaughan Gething disse:

O MOU entre Cwmni Egino e o NDA é uma notícia muito boa. Estabelecemos Cwmni Egino para maximizar o potencial do sítio Trawsfynydd para beneficiar a economia da área circundante. Fico feliz em ver isso mais adiante no projeto.

O site da NDA em Trawsfynydd é o lar de uma estação Magnox que está sendo desativada pela Magnox Ltd, uma subsidiária da NDA. O NDA também possui terras fora da fronteira do sítio Magnox que poderiam ser usadas para um novo desenvolvimento nuclear.

Cwmni Egino está atualmente desenvolvendo uma proposta de negócios para o desenvolvimento em Trawsfynydd, com uma meta para a construção começar em 2027.

Qualquer compromisso formal de terras da NDA, ou outro apoio, exigiria a aprovação do governo.

Fonte: Governo do Reino Unido