Projeto de lei para remover proibição de energia nuclear na Austrália

A Austrália poderia em breve seguir os passos de outros países líderes que usam energia nuclear como parte de sua mistura de poder, depois que nove senadores da coalizão apoiaram leis para remover a proibição de energia nuclear do país.

Os nove senadores da coalizão se movimentaram para introduzir um Projeto de Lei dos Senadores Privados, argumentando que a energia nuclear é uma das formas mais seguras de energia e desempenhará um papel vital no alcance das metas de emissão do país.

O senador dos Nacionais Matt Canavan disse que o “humor está mudando” na energia nuclear, já que o público e outros políticos sentem a necessidade de explorar todas as opções de energia para o futuro.

“A incomum proibição legislativa da Austrália contra a energia nuclear foi movida e debatida com menos de 30 minutos de debate no Senado”, disse ele.

A proibição da energia nuclear teve origem em 1998, quando o antigo governo Howard precisou trocá-la para obter apoio parlamentar para a construção de um novo reator nuclear para fins médicos em Lucas Heights.

O Senador Canavan disse que o apetite por energia nuclear cresceu desde que o governo assinou a compra de submarinos movidos a energia nuclear.

“As pessoas perceberam que, dada a situação geopolítica que enfrentamos, quaisquer problemas que tínhamos sobre energia nuclear, precisávamos deles em nossos submarinos”, disse ele.

Nem todos eram a favor da mudança – com o ministro federal da energia Chris Bowen dizendo que era a forma mais cara de poder em que a Austrália poderia investir.

Bowen disse que os grupos industriais sugeriram que a Austrália precisaria de cerca de 80 usinas nucleares para produzir a eletricidade necessária.

“Isso é um (para) cada segundo MP. Levante a mão se quiser”, disse ele.

No último ano, outros países líderes adotaram a energia nuclear, com o Reino Unido e a França anunciando planos para construir novas usinas nucleares, enquanto o Japão trabalha para reabrir as já existentes.

Energia nuclear é uma “opção segura e eficaz”
O Senador Canavan disse que agora era a hora de abrir discussões sobre opções de energia para o futuro.

“A Austrália tornou quase ilegal construir usinas de carvão ou gás. Não podemos continuar negando ao nosso país todas as opções de energia confiáveis, incluindo nuclear”, disse ele.

“A proibição nuclear pode causar décadas de dor se continuarmos a negar ao nosso país alternativas confiáveis de poder.”

Pesquisas mostraram que a energia nuclear resulta em menos mortes do que falhas nas barragens, explosões de plataformas de petróleo e casos em que as pessoas caem ao instalar painéis solares.

Em todo o mundo, a energia nuclear produz o dobro da eletricidade do que a solar e eólica, mas entre 1965 e 2018, o investimento global em energia solar e eólica atingiu US$ 2,3 trilhões, em comparação com US$ 2 trilhões em energia nuclear.

O Senador Canavan disse que a Austrália deve seguir o exemplo e apoiar a energia nuclear como meio de energia do futuro.

“O mundo está voltando à energia nuclear e há desenvolvimentos de mudança de jogo na tecnologia de pequenos reatores modulares.”

“Com as maiores reservas mundiais de urânio, a Austrália não pode se dar ao luxo de ficar de fora do progresso nuclear global”, disse ele.

O senador da coalizão David Fawcett apoiou as afirmações do senador Canavan, dizendo acreditar que a energia nuclear era a melhor opção para o longo prazo.

“O relatório nea da OCDE de 2022 sobre o cumprimento das metas de emissões destaca que a energia eólica e solar não nos levará ao zero líquido e nos enviará quebrados tentando”, disse ele.

Iniciativa coloca a bola para rolar
O esforço para derrubar a proibição da energia nuclear não se destina a forçar a construção de usinas nucleares no país, mas, em vez disso, fazer a bola rolar nas discussões sobre o fornecimento futuro de energia, em um esforço para evitar uma crise.

Para construir uma usina nuclear, ainda é necessária uma licença sob a Lei Australiana de Proteção contra Radiação e Segurança Nuclear de 1998, bem como uma permissão sob a Lei de Não Proliferação Nuclear (Salvaguardas) de 1987, e também precisando cumprir outras leis estaduais ou territoriais.

A senadora Jacinta Price disse que a Austrália precisa apoiar totalmente a energia nuclear para alcançar suas ambiciosas metas e metas de emissão.

“Se realmente, como nação, queremos a fonte de energia mais limpa e confiável que existe disponível, então a energia nuclear é a opção lógica”, disse ela.

Fonte: Small Caps