O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), participou, no último dia 21 de setembro, do Exercício Geral de Resposta Integrada à Emergência e Segurança Física Nuclear, com base nas instalações da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende (RJ).
Elaboradas pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situação de Emergência no município de Resende (Copren/RES), as atividades realizadas durante a simulação buscaram avaliar o desdobramento de situações de segurança física nuclear fictícias que resultaram na declaração de emergências nas instalações da FCN. Foram simulados a ocorrência de invasão com reféns nas dependências, o ataque hacker aos sites de instituições participantes, o roubo de veículos carregados com rochas com traços de urânio natural e o acionamento de esquadrão antibomba.
A prática visou avaliar e aperfeiçoar planos e procedimentos, treinar a estrutura de resposta à emergência e segurança física nuclear, nivelar e atualizar os conhecimentos dos participantes da ação na adoção de práticas inovadoras internacionais, bem como identificar áreas que requeiram aprimoramento na segurança.
O simulado contou com a presença de 247 participantes das 18 instituições integrantes do Copren/RES, e de equipes que trabalharam diretamente dos Centros Nacional e Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cestgen e CNagen).
Diretoria de Proteção Ambiental
Assessoria de Comunicação do Ibama