O Rio de Janeiro volta a receber nesta semana uma agenda global de eventos do setor de petróleo e gás. A Feira Rio Oil & Gas acontece no Boulevard Olímpico e o Sebrae Rio conta com o espaço Polo Sebrae Offshore, com 20 pontos de atendimento, onde as micro e pequenas empresas poderão apresentar bens, serviços e equipamentos para os principais players do setor de óleo e gás.
Parceiras do Sebrae, também estão presentes, como a ABDAN (Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares) e a Eletronuclear, representando o setor de energia e atividades nucleares. Atualmente, o país tem a 7ª maior reserva de urânio do mundo e sinalizou a construção de 8 a 10 novas usinas até 2050. “Nós da ABDAN representamos as empresas das cadeias produtivas que utilizam a tecnologia nuclear, trabalhamos para o fortalecimento do ambiente de negócios e das condições de competitividade no mercado interno e em nível internacional. Por isso, a participação no evento é de suma importância para podermos promover o desenvolvimento e aplicação da tecnologia nuclear no Brasil”, comenta Celso Cunha, presidente da ABDAN.
PROGRAMAÇÃO
O Sebrae também promove o Demoday, seguido de uma Rodada de Investimentos. Na primeira atividade, os empreendedores apresentam suas soluções tecnológicas ou produtos, em formato de pitch, a investidores e grandes empresas do setor. Na sequência, as startups tem a oportunidade de conversar com os investidores, de maneira individual, com o objetivo de captar recursos ou financiamento para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.
Do dia 27 ao dia 29, em colaboração com a ONIP, e apoio da Firjan e Senai, rodadas de negócios serão realizadas com a participação de 30 grandes empresas âncoras, 186 fornecedoras, em 745 reuniões, com expectativa na ordem de R$ 280 milhões para os próximos 12 meses.
Ainda no espaço da Rodada de Negócios, no primeiro dia de evento, o Sebrae realizará a primeira ação de divulgação de startups do setor de petróleo, gás e energia. Ao todo, 21 empresas que desenvolvem novas tecnologias vão apresentar planos de negócios a mais de 15 investidores para viabilizar ou escalonar o projeto.
“Um evento desse porte vai gerar oportunidades de negócios na cadeia de valor do setor de energia. Em edições anteriores do Rio Oil & Gas abrimos as portas para as micro e pequenas empresas estabelecerem uma rica troca de informações, conhecimento e promovendo networking com grandes empresas do setor”, explica Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
“Esse ano ainda teremos o ‘Polo Sebrae Offshore’ que é uma iniciativa estruturada de excelência de atuação na cadeia de valor do petróleo e gás offshore, com escopo nacional, compartilhamento de inteligência e novas formas de operação no setor, gerando conhecimento e agregando valor aos pequenos negócios brasileiros”, complementa Sergio.
Fonte: Click Óleo e Gás