Eletronuclear sedia curso da AIEA

A Eletronuclear sedia nesta semana, na central nuclear de Angra dos Reis, um curso organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) – ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) – sobre o descomissionamento de usinas nucleares. Organizado todos os anos pela entidade ao redor do mundo, o treinamento está sendo realizado pela primeira vez em território brasileiro. 

Ao todo, 31 participantes de diversos países – incluindo Brasil, República Tcheca, Hungria, Paquistão, Egito e Indonésia, entre outros – integram a capacitação. Quatro instrutores da AIEA coordenam o curso: dois suecos, um alemão e um francês.

curso aiea - 19-09-2022 - foto 1.jpg

Alunos e instrutores do curso no Centro de Treinamento da Eletronuclear em Angra dos Reis

Descomissionar significa tomar todas as providências necessárias para desativar uma instalação nuclear ao final de sua vida útil, observando-se todos os cuidados para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores, da população e do meio ambiente. A AIEA ressalta que esse é um tema essencial no âmbito da energia nuclear.

Além de capacitar os participantes na avaliação da segurança para o descomissionamento de instalações nucleares, o curso também objetiva promover um intercâmbio entre especialistas na área nuclear de várias partes do mundo. O treinamento também inclui uma palestra para os convidados no Observatório Nuclear, centro de visitação da Eletronuclear em Angra dos Reis, e visitas técnicas a Angra 1 e 2.

Fonte: Eletronuclear