A Polônia está conversando com vários potenciais parceiros para lançar energia nuclear no país, com o objetivo de ter seis reatores operando antes de 2040, disse o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki na segunda-feira (5).
Na semana passada, Morawiecki discutiu uma parceria sobre energia nuclear com a vice-presidente dos EUA Kamala Harris, em particular “empresas e tecnologias específicas”, bem como “como intensificar” o desenvolvimento da energia nuclear na Polônia, como relatado pelo Forsal.pl.
“Queremos cooperar muito estreitamente com nossos parceiros (no nuclear). Por enquanto, o mais desenvolvido é a nossa cooperação com os parceiros americanos. Foi isso que discuti com a Sra. Harris”, disse Morawiecki.
Leia mais sobre energia nuclear na Polônia:
Polônia altera leis para acelerar investimento em energia nuclear
Polônia anuncia 10 microrreatores para atender zona industrial
De acordo com o documento Política Energética da Polônia até 2040, adotado no ano passado, Varsóvia, que depende fortemente de combustíveis fósseis e atualmente não tem usinas nucleares comerciais, planeja construir seis no total.
A primeira unidade de energia nuclear com capacidade de cerca de 1-1,6 GW deve ser encomendada em 2033, mas os críticos alertam que o prazo é irrealista.
Morawiecki também mencionou a visita da semana passada a Paris, onde disse ter discutido o nuclear com o presidente francês Emmanuel Macron. Ele espera que “essa cooperação seja compatível”, o que ele disse que a Polônia “confirmou com os americanos e os franceses”.
Varsóvia também está conversando com os sul-coreanos sobre a tecnologia nuclear americana que implementaram, acrescentou Morawiecki.
A Polônia quer “acelerar as negociações” com diferentes parceiros sobre energia nuclear. “Vemos claramente o quão rápido essa política de amizade com gás entre a Alemanha e a Rússia entrou em colapso e levou à miséria na Europa”, apontou.
Fonte: Euractiv