A Holtec International disse que “aumentou significativamente” seu orçamento de P&D de energia limpa e agora pretende ativar seu primeiro SMR-160 já em 2029 – um ano antes de seu cronograma anterior. O projeto é ligar o SMR-160 com um sistema de armazenamento e geração de energia limpa apelidado de Green Boiler.
A empresa norte-americana disse que foi encorajada pela “postura de apoio” do governo dos EUA, incluindo a recente aprovação da Lei de Redução da Inflação, que, segundo ela, “turbinará o aumento da energia nuclear nos EUA”. A Holtec prevê seu reator avançado SMR-160, juntamente com sua tecnologia de armazenamento e geração de energia limpa (CESG), como a peça central de um “ecossistema de energia limpa distribuída”.
A Holtec apresentou recentemente um pedido de empréstimo federal de US$ 7,4 bilhões para permitir aumentar a capacidade de produção de SMRs em suas instalações fabris existentes, construir e operar quatro SMR-160s nos EUA e construir um novo complexo holtec heavy industries (HHI) para fabricação de componentes e módulos de maior capacidade para SMR-160s. Ele ainda está avaliando a localização do HHI, mas disse que a mega-planta proposta provavelmente estaria perto do local de seu primeiro SMR-160 dos EUA.
Várias locações de candidatos estão sendo consideradas para o primeiro SMR-160, disse a Holtec. Estes incluem o antigo local da usina nuclear de Oyster Creek, para a qual o trabalho já está em andamento nos layouts da usina específicas do local e monitoramento ambiental que será necessário para apoiar um pedido de licença de construção. A Holtec assumiu a propriedade da fábrica de Nova Jersey para descomissionamento em 2019, após o fechamento da exelon da unidade de reator de água fervente uni unidade no ano anterior.
Outros locais de descomissionamento nuclear de propriedade da empresa, bem como “instalações nucleares, de carvão e greenfield”, também estão sendo considerados, disse a Holtec.
O SMR-160 é um reator pressurizado de água leve, gerando 160 MWe (525 MWt) usando combustível de urânio de baixo enriquecimento comercialmente disponível, com flexibilidade para produzir calor de processo para aplicações industriais e produção de hidrogênio. A Holtec finalizou um acordo com a Hyundai em 2021 para o fornecimento do SMR-160 em todo o mundo. A empresa prevê emparelhar uma usina SMR-160 com seu sistema CESG de Caldeira Verde para armazenar energia excedente da própria usina e da rede geral, que pode então ser usada em períodos de déficit de geração. Uma variação do sistema CESG chamada HI-HEAT foi projetada para fornecer sistemas de aquecimento distrital.
Fonte: World Nuclear News