O ano de 2022 é muito especial para a ABDAN, que completa 35 anos dedicados à promoção e divulgação do desenvolvimento de tecnologia nuclear no Brasil e sua aceitação pública como fonte geradora de eletricidade.
Constituída em 27 de outubro de 1987, a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega a maioria das mais importantes empresas de bens de capital, de construção e montagem, do setor de consultoria e engenharia, de operação de usinas e de unidades fabris de sistemas e equipamentos, que participam das atividades nucleares no Brasil.
Como entidade representativa das empresas associadas, a ABDAN interage com os poderes executivo e legislativo e demais organismos do setor elétrico, bem como outras associações. Com o objetivo de capacitar empresas e profissionais para participar da construção e operação de unidades nucleares, a ABDAN promove, em conjunto com outras associações e entidades governamentais, cursos de atualização e especialização no setor.
A ABDAN reúne a maioria das empresas de bens de capital de construção e montagem e de engenharia que participaram das atividades nucleares no País. São elas:
- AMAZUL;
- Atech;
- Bayer;
- Chesf;
- CMR;
- CNNC;
- Eckert & Ziegler;
- EDF;
- Edlow;
- Eletronuclear;
- Engetec;
- Forthmed;
- Framatome;
- Furnas;
- Grupo RPH;
- Holtec;
- IDOM;
- INB;
- Last Energy;
- MMC;
- Medical;
- MPE Engenharia;
- Nuclep;
- OEC;
- ROSATOM;
- Tecnatom;
- Tractebel;
- Urenco;
- Westinghouse