Primeira usina nuclear de Bangladesh deve entrar em operação em 2023

USINA

A concretagem da cúpula de contenção interna do prédio do reator da unidade 2 da usina nuclear de Rooppur, em Bangladesh, já foi iniciada. Mais de 3.200 metros cúbicos de concreto serão bombeados para a estrutura de concreto armado de 17,6 metros de altura, com um diâmetro de 42,8 metros em sua base, por meio de quatro lanças de concretagem. O trabalho está sendo realizado pela Trest RosSEM, parte da divisão de engenharia da corporação nuclear estatal russa Rosatom, que está construindo a usina. Alexey Deriy, vice-presidente e diretor de projeto para a construção da fábrica de Rooppur na ASE JSC da Rússia, disse que “A fase final da construção do sistema de segurança passiva acabou de começar.  Poderemos otimizar o processo de concretagem replicando a experiência adquirida na execução de trabalhos semelhantes, no prédio do reator da unidade 1.”

Um grande elevador no final de junho colocou a estrutura de aço da cúpula interna no segundo reator em Rooppur. A obra foi concluída 56 dias mais rapidamente do que a mesma operação da unidade 1 devido à experiência adquirida. A cúpula se tornará parte de uma estrutura de contenção hermética importante para a segurança nuclear. Durante a construção, a cúpula também cria melhores condições dentro do edifício para encaixar os componentes e sistemas do próprio reator.

Leia mais sobre energia nuclear em Bangladesh:
Rússia entrega os últimos equipamentos para montagem do reator da usina nuclear de Bangladesh

A construção da fábrica de Rooppur começou em 2017. O local está localizado na margem leste do rio Ganges, no distrito de Pabna, cerca de 160 km a noroeste da capital Daca. Os dois reatores de água pressurizada VVER-1200 estão programados para começar a gerar energia em 2023 e 2024, respectivamente. Eles serão de propriedade e operados pela Comissão de Energia Atômica de Bangladesh. O governo de Bangladesh disse que considerará uma nova usina nuclear assim que Rooppur estiver em operação. O primeiro reator VVER-1200 a entrar em operação, em Novovoronezh II, na Rússia, é a usina de referência para o que será a primeira usina nuclear de Bangladesh.

Fonte: Petronotícias