CNNC instala o maior e mais pesado módulo de armazenamento de combustível na usina de Sanmen

CHINA

O maior e mais pesado módulo de armazenamento de combustível  foi instalado na unidade 3 da usina nuclear de Sanmen, na província chinesa de Zhejiang. O anuncio foi feito pela   China National Nuclear Corporation (CNNC), proprietária da usina. O módulo CA20, em forma de cubo, inclui instalações e equipamentos para armazenamento usado, transmissão, trocador de calor e coleta de resíduos. Ele  mede 20,5 metros de comprimento, 14,1 metros de largura e 20,9 metros de altura. Com mil toneladas, após uma série de operações de içamento, foi colocado no local, através  com um guindaste sobre esteiras de 2.600 toneladas. Cerca de 1.380 metros cúbicos de concreto serão agora despejados para preencher as paredes do módulo.

O projeto do reator CAP1000 – a versão chinesa do AP1000 – usa técnicas de construção modular, permitindo que grandes módulos estruturais sejam construídos nas fábricas e depois instalados no local. Isso significa que mais atividades de construção podem ocorrer ao mesmo tempo, reduzindo o tempo necessário para construir uma planta, além de oferecer benefícios econômicos e de controle de qualidade. A construção de dois novos reatores em cada uma das usinas nucleares de Sanmen, Haiyang e Lufeng, na China, foi aprovada pelo Conselho de Estado do país em abril deste ano. As aprovações foram para as unidades Sanmen 3 e 4, Haiyang 3 e 4 e unidades 5 e 6 da planta de Lufeng.

Leia mais sobre energia nuclear na China:
China religa reator nuclear após obras de manutenção
China começa a construir primeiro projeto de fornecimento de vapor de energia nuclear de uso industrial

As plantas Sanmen e Haiyang já abrigam duas unidades Westinghouse AP1000 cada, e duas unidades CAP1000 foram aprovadas para a Fase II (unidades 3 e 4) de cada planta. Em maio, a CNNC assinou contratos para a construção civil das ilhas nucleares e engenharia de instalação para as segundas fases planejadas das usinas nucleares de Sanmen e Haiyang. A China Nuclear Industry 22 Construction Company foi contratada para realizar a construção civil da ilha nuclear Sanmen Fase II, enquanto a China Nuclear Industry 24 Construction Company realizará a construção civil da ilha nuclear Haiyang Fase II. Enquanto isso, a China Nuclear Industry Fifth Construction Company (CNI5) foi contratada para realizar o trabalho de instalação da ilha nuclear em todas as quatro unidades.

Fonte: Petronotícias